Facebook TCE-CE Twitter TCE-CE Youtube TCE-CE Whatsapp TCE-CE

Diário do Nordeste titulo-jornal-diario

Exibir # 
Filtro

24/05/2017 Coluna Vaivém

Palmas - passarela

Os pedestres teimam em não utilizar a passarela nem o sinal na Rua Miguel Dias com Washington Soares, o que fez com que o setor competente do Governo do Estado fosse mais radical e colocasse um alambrado, para impedir acidentes.

24/05/2017 Coluna Egídio Serpa

Nova fronteira das rochas

Consolidando-se como o terceiro maior exportador brasileiro de rochas, o Ceará avança na direção da liderança no setor, o que se prevê para os próximos 10 anos. Para isso, conta não só a alta qualidade das rochas cearenses, mas a criatividade e a ousadia do empresariado do setor, que teve a sorte de contar com a operação da ZPE do Ceará - a primeira do País em funcionamento. É na geografia da ZPE que hoje se instalam as maiores empresas nacionais de beneficiamento dos mármores e granitos extraídos do solo cearense, alguns deles sem similar no mundo. Nova fronteira nacional das rochas é aqui.

24/05/2017 Coluna Egídio Serpa

ZPE - Ministério da Indústria e do Comércio

Em Brasília onde desde ontem está, César Ribeiro, titular da SDE, trata junto ao Ministério da Indústria e do Comércio de projetos da ZPE do Ceará. Em tempo: é a SDE e não a Seplag que coordena a elaboração dos Planos Bianual e Decenal do Estado.

24/05/2017 Negócios

Pecém movimenta 135 pás eólicas

Para as operações com pás eólicas no Porto, são exigidos guindastes, navios e caminhões especiais, além de uma extensa equipe de trabalho.

24/05/2017 Caderno 3

Por um legado histórico

A fim de tornar mais claro e acessível o edital do programa Memória do Mundo, da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação) - voltado a quem trabalha com arquivos, em bibliotecas e museus locais -, o Comitê Nacional do Brasil do programa, em parceria com o Arquivo Público do Estado do Ceará, oferece uma oficina gratuita nesta quinta-feira (25).

24/05/2017 Política

Líder do governo pede responsabilidade da AL

Em discurso na Assembleia Legislativa na manhã de ontem, o líder do governo na Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), pregou que os discursos no Parlamento sejam feitos de forma desapaixonada. Ele disse ser fato que o País vive momento crítico, no qual a conjuntura política agrava a crise econômica instalada nos últimos anos, mas defendeu, com respeito às investigações em curso, que o cenário é fundamental para fortalecer a democracia.

24/05/2017 Política

Mensagens iniciam tramitação

Na abertura do expediente de ontem, na Assembleia Legislativa, foram lidas duas mensagens encaminhadas pelo Governo do Estado para apreciação do Parlamento. Um delas altera a Lei Estadual 13.556/2004, que trata de segurança contra incêndio. Entre as mudanças está a aplicação de multas que antes eram atreladas ao salário-mínimo e passam ser em Unidade Fiscal de Referência do Ceará (Ufirce). Também devem ser criados procedimentos prévios à autuação, que possibilitem oportunidade de adequação das edificações às normas de segurança.

24/05/2017 Política

Parlamentar apresenta uma representação na Assembleia

O deputado estadual Capitão Wagner (PR) protocolou, na manhã de ontem, na Assembleia Legislativa, pedido de abertura de processo por crime de responsabilidade contra o governador Camilo Santana (PT), com base nas delações dos irmãos proprietários da empresa JBS, onde Wesley Batista afirmou que o ex-governador Cid Gomes teria pedido contribuição no valor de R$ 20 milhões para sua campanha ao Governo do Estado em 2014.

23/05/2017 Regional

'Quixeramobim' volta a abastecer 30% da cidade

Após dois anos e três meses, a barragem Quixeramobim, como é conhecido o açude no entorno desta cidade, com suas 15 comportas sob a CE-060, voltará a abastecer a cidade. A divulgação foi feita pelo gerente regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Paulo Ferreira. A decisão foi tomada juntamente com a equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) após analise técnica do aporte hídrico do açude construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).

23/05/2017 Cidade

Cagece realiza obra na rede de esgotamento

Uma faixa da Avenida Zezé Diogo, no bairro Vicente Pinzón, no sentido Praia do Futuro-Cais do Porto, foi interditada ontem para que a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) desse início a obra de melhoria na rede de esgotamento sanitário. Segundo a Companhia, a obra vai instalar uma nova tubulação, paralela à existente, que vai ampliar a capacidade de coleta e transporte do esgoto produzido da área, melhorando o funcionamento da rede coletora local.

23/05/2017 Cidade

Governo do Estado faz parceria com UFC

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Ceará, lançou, na manhã dessa segunda-feira (22), o edital para uma turma exclusiva no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.

23/05/2017 Negócios

Farmacêuticos setor químico do Ceará

O atual cenário político e econômico do País tem sido usado como argumento para justificar resultados ruins para alguns segmentos, ditos afetados diretamente pela instabilidade instaurada no Brasil. Contudo, há quem consiga escapar das dificuldades e até obter conquistas em meio ao caos. No Ceará, o setor químico é um exemplo de quem vem conseguindo sobreviver à atual crise.

23/05/2017 Negócios

Postos podem não abastecer veículos oficiais do Estado

Os veículos oficiais do governo do Estado do Ceará, além de algumas grandes empresas, podem ficar sem conseguir abastecer nos postos de combustíveis cearenses. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE), os empresários deixarão de receber o Good Card, método de pagamento atualmente utilizado por estes clientes. O motivo seria insatisfação com os valores cobrados pela bandeira.

23/05/2017 Coluna Vaivém

Retomada de investimento

Embarcando para o Rio de Janeiro o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), para reunião com Pedro Parente, presidente da Petrobras. Na pauta, a possível retomada de investimentos da companhia no Estado e a situação da desativada usina de biodiesel de Quixadá. Em 2015, a Petrobras desistiu da refinaria no Ceará, quando o Estado já tinha desembolsado R$ 123,5 milhões (dados do TCE de novembro do ano passado). Matos é relator de comissão externa, em Brasília, que analisa os prejuízos.

23/05/2017 Coluna Egídio Serpa

Avança o Plano Bianual

Acelera-se o trabalho de elaboração dos planos Bianual e Decenal do Governo do Ceará. Sob a coordenação da Seplag, o time que os elabora analisa agora “pontos pendentes” - como informou fonte do Abolição. Isso significa que as entidades empresariais que oferecem sugestões serão contatadas de novo. Um ponto já acertado: a unificação do regulamento do FDI em decreto único já redigido e encaminhado à Sefaz. Hoje, há 15 decretos tratando do FDI. Isso dará agilidade à avaliação dos pleitos de benefícios fiscais - diz a fonte. Neste instante incentivo fiscal é um ruído.

23/05/2017 Negócios

Refinarias: deputados cobram Petrobras

A comissão externa da Câmara dos Deputados que analisa o cancelamento da construção de refinarias da Petrobras (Premium I, no Maranhão, e Premium II, no Ceará) visitou, ontem, a sede da estatal, no Rio de Janeiro. A deputada Eliziane Gama (PPS-MA) e o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) foram recebidos ontem pelo presidente da Petrobras, Pedro Parente, e pelo diretor executivo de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia, Roberto Moro. Os parlamentares foram pedir esclarecimentos sobre o cancelamento dos projetos de refinarias em seus estados.

23/05/2017 Coluna Márcia Travessoni

Meio ambiente

O secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, receberá de Chiquinho Feitosa, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans), o troféu Destaque Ambiental 2017, dia 7 de junho. Artur está animado com a regulamentação do Parque do Cocó, que será assinada pelo governador Camilo Santana no dia 4 de junho. O documento deve delimitar e proteger a área.

23/05/2017 Política

Direção do PMDB fecha questão

A executiva estadual do PMDB fechou questão contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Ainda no início do encontro, parlamentares do PMDB que fazem parte da base governista de Camilo Santana apresentaram um requerimento solicitando a liberação da bancada para votar "de acordo com suas consciências", o que foi rejeitado pela maioria presente.

23/05/2017 Política

Escolha do relator da LDO alerta base aliada

A indicação do nome do deputado estadual Odilon Aguiar (PMB) para a relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente a 2018 pegou a base do Governo Camilo Santana (PT) de surpresa. Apesar de tratarem o caso como normal, governistas acreditam que há necessidade de mais unidade entre os aliados, para evitar maior avanço por parte da oposição.

22/05/2017 Regional

Detran vistoria transporte escolar em Sobral

Para garantir a segurança no transporte escolar que cobre toda a rede pública municipal de ensino de Sobral, no Norte do Estado, a Secretaria da Educação, com apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou, nesse fim de semana, mais uma etapa do primeiro recadastramento deste ano, tanto dos veículos, quanto dos motoristas que atuam nas rotas dos distritos do município. A medida pretende alcançar cerca de 140 desses condutores cadastrados para o serviço, até o final do mês de maio.

22/05/2017 Coluna Comunicado

Insatisfação

Num cochilo da base de apoio do governador Camilo Santana na Assembleia, o presidente da Comissão de Orçamento da Casa, Joaquim Noronha, indicou o opositor Odilon Aguiar para ser o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias, um das mais importantes para o governo. Noronha é aliado, mas demonstra insatisfação.

22/05/2017 Coluna Egídio Serpa

Refis Estadual

Empresários lojistas da cidade do Crato escrevem à coluna, alertando que "o mês de maio está chegando ao fim e até agora a Secretaria da Fazenda ainda não deu vida ao Refis Estadual", uma promessa do governador Camilo Santana à FCDL.

22/05/2017 Política

Acúmulo de demandas sobrecarrega liderança

Apesar do aumento da Liderança do Governo na Assembleia Legislativa, o líder da base governista, deputado Evandro Leitão (PDT), tem tido que se desdobrar para atender algumas demandas que chegam à Casa. Atualmente, além de uma equipe de técnicos, ele dispõe do auxílio de outros três parlamentares, que nem sempre estão presentes para dar o suporte necessário.

22/05/2017 Política

Parlamentares defendem mais mobilização da AL

Depois de realizarem encontro que definiu diretrizes para que a Assembleia Legislativa tivesse mais efetividade na discussão do retorno das obras da Transposição das águas do Rio São Francisco, deputados estaduais cearenses querem que a Casa se reúna mais vezes para discutir outros temas que consideram relevantes ao Estado. Ao Diário do Nordeste, parlamentares defenderam a necessidade de debater, de forma suprapartidária, questões referentes à violência e à epidemia de chikungunya.

20/05/2017 Polícia

SSPDS utilizará tecnologias no combate à criminalidade

Em meio ao aumento no número de homicídios no Estado, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) pretende utilizar mais tecnologias para combater a violência. Ontem, durante a solenidade de aniversário de 20 anos da Instituição, o titular da Pasta, André Costa, anunciou novos equipamentos que a Secretaria irá dispor, nos próximos meses.

20/05/2017 Coluna Comunicado

7.200 pessoas

7.200 pessoas do Município de Ibaretama, da sede e mais seis distritos, passarão em breve a contar com um abastecimento de água regular, por meio da Cagece. As obras estão 70% prontas, informa o órgão.

20/05/2017 Coluna Comunicado

9 municípios

9 municípios vão receber ‘Areninhas’ no Interior do Estado. Um projeto da Prefeitura da Capital que o Estado está replicando. O aviso de licitação para a construção dos equipamentos já foi publicado no Diário Oficial do Estado.

20/05/2017 Negócios

Iniciativa privada torna-se parceira em vários setores

As concessões são a saída para um País com dificuldade financeira e falhas estruturais em diversos setores. A opinião, do titular da Secretaria do Planejamento e Gestão Pública do Estado (Seplag), Maia Júnior, vem com as ressalvas da administração pública: é preciso ter atenção ao que ainda necessita de melhorias para atrair o dinheiro da iniciativa privada.

20/05/2017 Negócios

Cagece pode passar a outras mãos em 2018

Na última quinta-feira (18), o consórcio Acqua foi confirmado como vencedor do processo para realizar estudos técnicos e verificar a viabilidade da concessão da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) à iniciativa privada. De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), o consórcio foi o que ofereceu a melhor proposta, com uma oferta de R$ 3,59 milhões.

20/05/2017 Negócios

Parceria com Roterdã deve ser formalizada até o fim do ano

A formalização da parceria entre o Porto do Pecém e o Porto de Roterdã deve sair ainda neste ano, conforme espera o governador Camilo Santana. Em março, foi assinado o Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês), que deu início ao processo de negociação da Cearáportos e da autoridade do porto holandês para firmar uma sociedade entre as duas partes. Até lá, entretanto, ainda devem ser superados "desafios jurídicos" do processo.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas.