Facebook TCE-CE Twitter TCE-CE Youtube TCE-CE Whatsapp TCE-CE

Diário do Nordeste titulo-jornal-diario

Exibir # 
Filtro

23/03/2017 Coluna Paulo César Norões

Camilo na Alemanha

Após comandar missão cearense na Holanda, que teve como ponto alto assinatura de memorando de intenções entre os portos de Roterdã e do Pecém, governador Camilo Santana seguiu para Frankfurt, na Alemanha, onde terá reunião com dirigentes da Fraport AG, empresa que venceu na semana passada o leilão para operar o Aeroporto Internacional Pinto Martins. Camilo vai conversar com o CEO da empresa alemã, Stefan Schulte, e o vice-presidente Christoph Nanke. Governador estará acompanhado do presidente da Fiec, Beto Studart.

23/03/2017 Coluna Comunicado

Camilo Santana - parceria entre o CIPP e o Porto de Roterdã

‘‘Essa parceria entre o CIPP e o Porto de Roterdã, com a expertise e a credibilidade do porto holandês, será fundamental para atrair novos investidores para o Estado”. Camilo Santana, Governador do Estado.

23/03/2017 Coluna Egídio Serpa

Comando

Ontem, o governador Camilo Santana convocou seus secretários que estão em Roterdã para uma reunião na hora do café da manhã. Transmitiu-lhes, digamos assim, uma ordem: "Sobre o Memorando de Entendimento só eu falo".

23/03/2017 Coluna Egídio Serpa

Granito caminha para ZPE

Rotterdam (Holanda) - Extraídos de jazidas no sertão do Estado, o Ceará manda para o Espírito Santo, in natura, blocos de exclusivos e belos granitos, como o disputado "Branco Ceará", que embeleza o piso do aeroporto de Abu Dabi e dos shoppings Iguatemi e RioMar. Pois bem: a indústria capixaba agrega valor a esse granito, que exportado e vendido para o mundo, com o que obtém uma receita de US$ 200 milhões.

23/03/2017 Negócios

Chance de captar investimentos

Os integrantes da missão composta por autoridades do governo e empresários comemoraram a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) que poderá tornar sócios, antes do Natal deste ano, a Cearáportos e o Porto de Roterdã, o maior da Europa. A aproximação entre Ceará e Holanda já começa a despertar o interesse de empresários europeus. Eles desejam saber mais sobre ativos do Estado que serão concedidos à iniciativa privada, como o Centro de Eventos e o Acquario.

23/03/2017 Negócios

Camilo irá conhecer prazos da Fraport

O governador Camilo Santana viaja, nesta quinta-feira (23), para Frankfurt, na Alemanha. Ele vai reunir-se com Stefan Schulte, CEO da Fraport, empresa que acaba de vencer o leilão de concessão do Governo Federal para administrar o Aeroporto Internacional Pinto Martins. Ontem, o governador falou ao Diário do Nordeste, explicando que já havia solicitado um encontro com Schulte. "Como já estou aqui na Europa, decidi antecipar a reunião", disse Camilo Santana.

23/03/2017 Negócios

Pecém e Roterdã: passo inicial para sociedade

O governador do Ceará, Camilo Santana, e o CEO do Porto de Roterdã, Allard Castelein, assinaram nessa quarta-feira (22) o Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) que dá início ao processo de negociação da Cearáportos e da autoridade do porto holandês para firmar uma sociedade entre as duas partes. "É um dia histórico, é um marco, mas, até que tudo seja contratado, haverá ainda um esforço das partes para a superação de óbices jurídicos. Espero que tudo esteja definido antes do Natal", disse o governador.

23/03/2017 Política

Preocupações com a situação hídrica do CE

O Dia Mundial da Água, comemorado anualmente no dia 22 de março, foi lembrado ontem na Assembleia Legislativa do Ceará. O deputado Carlos Matos (PSDB), o primeiro a falar, afirmou que o dia era, de fato, especial. "É o momento ideal para reforçarmos a preocupação com a crise hídrica".

22/03/2017 Negócios

Servidores do Estado retirados de Reforma

O presidente Michel Temer disse ontem que os únicos servidores públicos afetados pela proposta de reforma da Previdência serão os servidores federais. Ele anunciou, ao lado de líderes no Congresso, que servidores de Estados e municípios ficarão fora da reforma do governo.

22/03/2017 Coluna Egídio Serpa

Ceará cumpre os contratos

Para o secretário da Fazenda, Mauro Benevides Filho, um dos fatores que atraíram ao Pecém o Porto de Roterdã "foi a certeza de que, para além do rigor fiscal, o Governo do Ceará honra seus contratos". O titular da Sefaz deu como exemplo a usina da CSP. "Os coreanos da Dongkuk e da Posco atravessaram dois oceanos para, com a Vale, investir no Ceará em um empreendimento de US$ 6 bilhões. Fizeram-no porque tiveram a certeza de que o Estado cumpriria, como vem cumprindo, o que lhes prometera em compromisso igual ao de hoje com os holandeses".

22/03/2017 Coluna Egídio Serpa

Anel Viário

Está perto de ser retomada a obra de duplicação do IV Anel Viário, transformado no maior congestionamento de veículos de Fortaleza. Lúcio Gomes, titular da Seinfra, informa que falta pouco para homologação da licitação que escolheu a construtora.

22/03/2017 Coluna Egídio Serpa

Metrofor - Linha Sul

Informa o Metrofor: a Linha Sul ganhará mais 178 operadores, que estão em fase de treinamento. Eles atuarão também na operação do VLT que ligará Parangaba ao Mucuripe.

22/03/2017 Coluna Egídio Serpa

Pecém-Rotterdam: é hoje

Roterdã (Holanda) - Hoje, na sede do Porto de Roterdã, à margem do rio Plass, afluente do Reno, o Governo do Ceará dá um passo na direção do seu projeto de tornar o Porto e o Complexo Industrial do Pecém um polo de atração de novos investimentos. Maior porto da Europa e um dos maiores do mundo, Roterdã está pronto para atracar em Pecém com sua expertise e com até 49% do capital da Cearáportos. Há dois anos, essa possibilidade nem exista.

22/03/2017 Negócios

Cearáportos assina memorando hoje

Hoje à tarde, na sede do Porto de Roterdã, o governador Camilo Santana verá o ato de assinatura do Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) que celebrarão a Cearáportos e a Autoridade do Porto de Roterdã. Antes disso, às 10 horas, as duas partes acertarão as datas de suas próximas reuniões - que terão a presença do Procurador-Geral do Estado, Juvêncio Viana, e se destinarão à discussão do que está sendo chamado de "desafios jurídicos".

22/03/2017 Coluna Paulo César Norões

Estadistas

Ao defender as razões para se investir no Ceará, em palestra para investidores internacionais em Haia, na Holanda, governador Camilo Santana foi justo com seus antecessores. Não só com Ciro e Cid Gomes, do seu grupo político, mas também com o tucano Tasso Jereissati e Lúcio Alcântara, hoje no PR. "Temos, há 30 anos, governos que sempre priorizaram investir para modernizar o nosso Estado", disse o governador.

22/03/2017 Regional

Milho e feijão ainda são da cultura irrigada

Tem sido comum a venda de feijão e milho verde nos semáforos de Fortaleza. Apesar do bom inverno até aqui, trata-se de produtos de culturas irrigadas. Em breve, no entanto, teremos a oferta do feijão verde, principalmente nas regiões em que se planta mais cedo, como Cariri e Ibiapaba. Por conta da safra que está por vir, o mercado já sinaliza uma baixa de preços para esta cultura. As regiões do Cariri Leste e Cariri Central se apresentam como as mais promissoras na produção agrícola de sequeiro.

22/03/2017 Caderno 3

Para se encontrar no Zé de Alencar

Em março de 2015, Selma Santiago assumia o centenário Theatro José de Alencar com uma inquietação específica: "Qual é a posição do TJA na cena cearense?". Dois anos depois, a gestora ainda caminha para responder a esta pergunta. Com uma programação local intensa, mas poucas vezes palco de atrações nacionais e internacionais, tal como acontece em outros equipamentos públicos e privados, o teatro ainda parece desconectado de sua potencialidade, e Selma compreende esse processo.

22/03/2017 Coluna Márcia Travessoni

Visita - Adece

Antes de embarcar para a Holanda com a comitiva do governador, o presidente da Fiec, Beto Studart fez a primeira visita à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), e foi recebido pela presidente da instituição, Nicolle Barbosa. No encontro, a executiva apresentou a Agência ao empresário e compartilhou os principais projetos voltados para o desenvolvimento econômico do Estado do Ceará.

22/03/2017 Política

Governo altera a proposta inicial e deixa a Secretaria

Os deputados estaduais cearenses não aprovaram a mensagem do governador Camilo Santana (PT), de dezembro do ano passado, com alterações na estrutura organizacional do Estado e, ontem, uma nova mensagem, com mudanças na proposta inicial, começou a tramitar no Legislativo estadual. A Secretaria Especial de Política sobre Drogas vai continuar como estava e o presidente do Conselho Estadual de Educação continuará como secretário de Estado. Serão criados alguns novos cargos, e muda as competências da Secretaria de Planejamento.

22/03/2017 Política

Viagem de Camilo repercute na AL

A viagem da comitiva liderada pelo governador Camilo Santana (PT) à Holanda repercutiu ontem na Assembleia Legislativa. Os discursos variaram entre comemorações e críticas. O deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT) discursou em tom de comemoração para falar sobre investimentos que o Governo do Estado tem buscado para incrementar a economia.

22/03/2017 Negócios

Fundo europeu se interessa por concessões do Estado

"Ah, eu queria morar no Ceará" - foi o que exclamou a embaixadora do Brasil na Holanda, Regina Dunlop, ao ver e aplaudir o vídeo de apresentação - para cerca de 300 pessoas, a maioria empresários e executivos de empresas holandesas - das oportunidades de negócios que o Estado do Ceará oferece. A reação da diplomata foi sequenciada - após o evento - por dezenas dos presentes, que procuraram o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE), César Ribeiro, pedindo mais informações e trocando cartões de visita para posterior entendimento.

21/03/2017 Negócios

CE é 4º maior exportador

O Ceará passou da sétima para a quarta posição no ranking que inclui os estados que mais exportam ferro e aço no País após o início das vendas das placas de aço produzidas pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Essa é uma das conclusões da nova edição do Enfoque Econômico, estudo divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), com base em dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic).

21/03/2017 Negócios

Economia do Estado se retrai no 4º tri de 2016

O resultado do ano passado para soma de todas as riquezas geradas no Ceará, o Produto Interno Bruto (PIB), deve fechar mais uma vez negativo, segundo informou o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O percentual de recuo não foi revelado pelo órgão, que deve anunciar hoje o indicador e também todos os números para cada setor produtivo.

21/03/2017 Coluna Egídio Serpa

VLT de Fortaleza

O governo informa que a maioria dos casos do processo de desapropriação das áreas à margem dos trilhos do VLT de Fortaleza "está sendo feita pela via do entendimento pela mediação". Uma força-tarefa da PGE - com avaliadores e assistentes sociais - tem trabalhado dia e noite para manter em dia o cronograma em coordenação com a Secretaria de Infraestrutura. São muito poucos os casos resolvidos pela via judicial.

21/03/2017 Coluna Egídio Serpa

Rotterdam confidencial

Constará do Memorando de Entendimento que será celebrado amanhã pela Cearáportos com o Porto de Rotterdam cláusula de confidencialidade. Haverá "due diligence" - auditoria e investigação normais em transações desse tipo. Uma fonte da PGE revela que o modelo jurídico do futuro contrato entre as partes só estará concluído depois de estudos acurados a serem feitos até o fim do ano. Os holandeses já sabem que - para alcançar o objetivo de ser sócios da Cearáportos - "terão de adaptar-se à legislação brasileira". A mesma fonte disse que a Cearáportos e Autoridade do Porto de Rotterdam "têm sido transparentes".

21/03/2017 Coluna Egídio Serpa

Pecém - APM Terminalls

Informam Ricardo Arten e Marcus Albuquerque, da APM Terminalls, que opera no Pecém: nos últimos dois anos, a empresa investiu mais de R$ 100 milhões em dois porteineres. Resultado: a produtividade do porto triplicou.

21/03/2017 Coluna Egídio Serpa

Tesouro elogia ajuste do CE

Mauro Benevides Filho, secretário da Fazenda do Ceará, era ontem o mais feliz da missão que se encontra aqui em Rotterdam para a celebração da assinatura do Memorando de Entendimento da Cearáportos com a Autoridade do porto desta cidade. A secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Viscosi, disse, em reunião com técnicos do Ministério da Fazenda, que o governo cearense está ajustado para os próximos 20 anos.

21/03/2017 Coluna Egídio Serpa

Safira

No próximo dia 30, o Tribunal de Contas do Ceará fará novo "Café com Leitura" - que terá o jornalista e escritor Pádua Lopes como atração. Ele falará sobre seu livro "Safira não é flor", um romance escrito no melhor estilo da moderna literatura.

21/03/2017 Negócios

Governador abre hoje o Brazil Network Day

O governador Camilo Santana abre hoje, às 14h (horário local, 10h em Fortaleza) em Haia, capital administrativa da Holanda, o Brazil Network Day, um evento que reunirá mais de 300 pessoas, a maioria empresários holandeses, aos quais apresentará o Complexo Portuário e Industrial do Pecém (Cipp) e as oportunidades de negócios que ele oferece em várias áreas da atividade econômica.

21/03/2017 Negócios

Parceria exigirá uma empresa independente

Para o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Beto Studart, a parceria do Porto de Rotterdam com a Cearáportos trará, sem dúvida, benefícios para o desenvolvimento do Ceará, mas antes de formalizá-la, será necessário acertar todas as providências jurídicas, "uma vez que a legislação brasileira é diferente da holandesa".

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas.