Centenas de pessoas participaram de cursos realizados pelo TCE em Crateús

Capacitar para prevenir. Estar mais próximo ao cidadão. Divulgar os canais da Ouvidoria e os recursos de comunicação pelos quais pode-se acompanhar as ações do controle externo. Esses são alguns dos objetivos do programa TCEduc, coordenado pelo Instituto Plácido Castelo, Escola de Contas e Gestão do TCE Ceará, e que nesta terça-feira (3/4) promoveu cursos na cidade de Crateús, beneficiando centenas de gestores, servidores públicos e alunos da Cidade e de 21 Municípios circunvizinhos.

José Lopes de Araújo Segundo, aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Lourenço Filho, em Crateús, destacou a relevância do trabalho feito pelo TCE Ceará. “Dá pra perceber a preocupação do Tribunal com o cidadão e muitas dúvidas foram esclarecidas, principalmente para nós que não temos grandes entendimentos sobre o assunto.”

Ele estava na turma de 90 alunos que participou do Agente de Controle. O programa do TCE, coordenado pelo IPC, estimula diálogos sociais em instituições de ensino para incorporar estudantes em atividades cidadãs, especialmente a do controle social e sobre a participação, interação e colaboração com o Tribunal por meio de sua Ouvidoria.

Recém-empossada no cargo de coordenadora da Lourenço Filho, Ana Carolina Nascimento considera importantíssimo o trabalho do Tribunal. “Os alunos devem estar a par desse assunto de prestação de contas, até para que sejam fiscalizadores dos gastos em sua própria escola. Assim, poderão cobrar e acompanhar onde está sendo investido o recurso destinado à escola”.

Paralelamente aos encontros com os estudantes, centenas de agentes públicos de Prefeituras e Câmaras participaram, o dia todo, de dois cursos oferecidos pelo TCE Ceará: “Qualificação de Gestores Escolares na Aplicação do Recurso Público”, com Rubens César, na Crede 13, e “Aspectos Relevantes da Licitação sob o Enfoque do Tribunal de Contas”, no IFCE – Campus Crateús, com Ricardo Dias, ambos da Secretaria de Controle Externo do TCE.

“O Tribunal sai da capital e coloca sua estrutura à disposição da sociedade. Queremos debater, trocar conhecimentos, ensinar e aprender”, disse o assessor especial da Presidência, Juraci Muniz, citando que todas as atividades do TCE são divulgadas tempestivamente em seu portal e em suas mídias sociais.

Para o diretor de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do IPC, Francisco Otávio de Miranda Bezerra, o TCEduc é um projeto corajoso. “Trabalhamos a educação continuada. Nossa Escola é credenciada junto ao Conselho Estadual de Educação e oferece dezenas de cursos presenciais e a distância”.

O coordenador da Ouvidoria, Virgílio Freire, estimulou o uso dos canais da área pelo cidadão. “Somos mediadores de conflitos. Vocês podem e devem usar esse canal de acesso ao Tribunal”. Muitos presentes já o procuraram em busca de mais detalhes sobre como denunciar irregularidades.

Próximo evento

Nesta quinta (5/4), a equipe do Tribunal de Contas do Ceará estará em Tianguá, reunindo gestores de 19 municípios da Serra Grande. Os locais e horários das aulas estão disponíveis na página do Sistema de Gestão Educacional do Instituto Plácido Castelo, por onde devem ser feitas as inscrições gratuitamente.

As primeiras edições do TCEduc ocorreram no mês de fevereiro, em Juazeiro do Norte e Iguatu, e contaram com público superior a 500 pessoas. Até o meio do ano, serão 10 eventos, abrangendo todos os municípios cearenses por meio sedes regionais.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail tceduc@tce.ce.gov.br ou pelos telefones (85) 3488.5915 / 3488.4855.

TCEduc Tianguá

Data: Quinta-feira (5/4/2018)
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Municípios participantes (19): Alcântaras, Cariré, Carnaubal, Croatá, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Guaraciaba, Ibiapina, Massapê, Meruoca, Mucambo, Pacujá, São Benedito, Sobral, Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará.