Facebook TCE-CE Instagram TCE-CE Twitter TCE-CE Youtube TCE-CE Flickr TCE-CE Whatsapp TCE-CE

titulo-blog-eliomar
Exibir # 
Filtro

16/12/2018

Com Roterdã, ZPE do Pecém terá indústrias de granito

Já está oficializada a presença da Autoridade do Porto de Roterdã na diretoria e na gestão da Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A). Os holandeses passam a ocupar duas diretorias da empresa, uma das quais a de Operações, cujos titulares, escolhidos no mercado de Roterdã, chegarão a Fortaleza no início de janeiro.

16/12/2018

Fiec e Governo do Ceará ampliam sua parceria

Celebraram novas parcerias o Governo do Estado e a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). Na última sexta-feira, 14, as duas partes 0 representadas pelo governador Camilo Santana e pelo empresário Beto Studart, presidente da Fiec, assinaram três documentos que estreitam ainda mais os laços do setor produtivo industrial com a administração pública estadual.

13/12/2018

Antes do Natal, Camilo anunciará seus novos secretários

Só a partir da próxima semana o governador Camilo Santana cuidará de escolher os nomes dos seus futuros 21 secretários. A informação foi transmitida a este blog pelo sociólogo Élcio Batista, chefe do Gabinete do governador, ao ser questionado na noite de quarta-feira, 12, sobre uma possível troca de cadeiras no primeiro escalão do Governo do Ceará.

12/12/2018

O velho e o novo na reforma do secretário de Camilo Santana

Do ponto de vista da “velha política”, o novo desenho da máquina administrativa do Governo do Ceará está perfeito: contempla os partidos que lhe dão apoio parlamentar. Se observada pelo ângulo da “nova política”, a reforma é frustrante: eram 27 secretarias; agora, são 21. “Um exagero”, opinou um acadêmico que não faz outra coisa que não analisar, politicamente, os fatos e os atos do poder público. “Com 10 secretarias, a máquina funcionaria ainda melhor”, acrescentou.

29/11/2018

Hotelaria mobiliza-se contra fusão da Secretaria de Turismo do Ceará

Desconfiados de que o governador Camilo Santana pretende fundir a Secretaria de Turismo com outra pasta, para reduzir o tamanho da máquina administrativa do Estado, lideranças do setor turístico iniciaram nesta quinta-feira,29, um movimento de pressão sobre o Palácio da Abolição no sentido de que essa fusão não aconteça.

22/11/2018

Governo Camilo: será difícil enxugar a máquina

Está de posse do governador Camilo Santana a proposta de reforma da estrutura administrativa do Governo do Estado do Ceará. Ela foi elaborada por uma equipe liderada pelo secretário de Planejamento e Gestão, Maia Júnior.

19/11/2018

Sintaf lançará amanhã o Panorama Fiscal do Ceará

Amanhã, terça-feira, 6, às 9 horas, no auditório da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), a Fundação Sintaf promoverá o lançamento de mais uma publicação da série Panorama Fiscal, do Observatório de Finanças Públicas do Ceará (Ofice), oportunidade em que serão debatidos os indicadores econômico-financeiros do Estado do Ceará.

 

19/11/2018

Camilo pode fundir Sefaz e Seplag

No fim de semana que passou, este blog conversou com gestores públicos e com executivos de grupos privados sobre a intenção do governador Camilo Santana de fundir as secretarias da Fazenda (Sefaz) e do Planejamento e Gestão (Seplag) em uma só. Todos, sem exceção, consideraram correta a ideia.

28/09/2018

Porto do Pecém recebe hoje novo super-guindaste

Na manhã desta sexta-feira, 28, o Porto do Pecém recebe um novo equipamento – um gigantesco guindaste do tipo MHC (como o da foto ao lado), com 40 toneladas de peso.

25/09/2018

Granitos na ZPE do Pecém: do sonho à frustração

Em março de 2016, aqui em Fortaleza, houve um jantar que reuniu o governador Camilo Santana e empresários cearenses e capixabas do setor de mineração, mais especificamente de mármores e granitos.O jantar foi o ponto alto e final de um prolongado entendimento entre as partes com um só objetivo: transformar a Zona de Processamento para Exportação (ZPE) do Pecém em um grande polo industrial brasileiro de beneficiamento de rochas ornamentais.

24/09/2018

Faltam navios para a exportação do granito do Ceará

Empresas cearenses que extraem e exportam rochas ornamentais – principalmente granito – estão enfrentando problemas causados pela falta de navios para o embarque dos seus produtos. O Sindicato da Indústria de Mármores e Granitos do Ceará (Simagran) informa que isso causa o atraso na entrega do produto em diferentes destinos mundiais, com prejuízos para o exportador e para o importador.

10/09/2018

Missão do Governo do Ceará no Japão e Coreia do Sul

Uma informação que chega ao blog enviada pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará:
O Ceará está participando, nesta e na próxima semana (12 a 18 de setembro) de missão do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) no Japão e Coreia do Sul.

06/09/2018

Arce fiscalizará serviço de água de 4 cidades do Ceará

A partir da próxima segunda-feira, 10, técnicos da Coordenadoria de Saneamento da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) fiscalizarão os sistemas de abastecimento de água de seis cidades cearenses. A ação, que se estenderá até o dia 28 deste mês, tem o propósito de analisar os serviços ofertados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), visando a qualidade do fornecimento de água e verificando pontos referentes ao esgotamento sanitário, incluindo a adequação às leis ambientais.

30/08/2018

Pecém-Roterdã: operadores cearenses temem concorrentes europeus

Ao mesmo tempo em que as autoridades do Governo do Estado celebram a notícia – que foi manchete de primeira página da edição desta quinta-feira do Diário do Nordeste – segundo a qual está confirmada a parceria da CIPP S/A, que tem a gestão do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e da ZPE do Ceará, com o Porto de Roterdã – empresas locais de operação portuária preocupam-se com o que poderá acontecer com elas a partir do momento em que os holandeses assumirem suas funções na administração da empresa cearense.

21/08/2018

Para manutenção, Termelétrica Pecém-02 suspende geração

A unidade 02 da Usina Termelétrica Pecém, que gera o equivalente a 45% da energia elétrica consumida no Ceará, está realizando sua primeira intervenção planejada de manutenção. Iniciada em 15 de agosto, ela se realizará até 28 de setembro.

20/08/2018

Depois da eólica, Ceará desburocratizará energia solar

Como reconhecimento ao seu trabalho em favor da desburocratização dos processos de licenciamento ambiental para projetos de geração de energias renováveis, o secretário de Meio Ambiente (Sema) do Governo do Ceará, Artur Bruno, será homenageado amanhã, terça-feira, 21, pelos empresários do setor.

16/08/2018

MPF quer anulação de licitação no Aeroporto de Juazeiro do Norte

O Ministério Público Federal no Ceará recomendou à superintendência da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) no município de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, que anule imediatamente o contrato de concessão de uso de áreas do entorno do aeroporto do município destinadas à exploração comercial da atividade de estacionamento de veículo.

14/08/2018

Ceará faz colheita mecanizada de algodão no Cariri

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura do Governo do Ceará promoverá uma festa no dia 23 (quinta-feira-feira da próxima semana) para celebrar o início da colheita mecanizada da safra de algodão cultivado na fazenda Lagoa do Mato, no município de Milagres, na Região do Cariri, no Sul do Estado.

02/08/2018

Semace usa tecnologia digital para licenciamento ambiental

Boa novidade na Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace).

Agora, sem sair de casa, usando o computador, já é possível solicitar o licenciamento ambiental.

31/07/2018

EDP reúsa 23% de efluentes na geração da Termelétrica Pecém I

A EDP Brasil está implementando projetos voltados para a redução do consumo de água e de reuso dos efluentes gerados pela sua usina termelétrica de Pecém I (foto), na geografia do município cearense de São Gonçalo do Amarante (CE).

23/07/2018

Ministério Público Estadual denuncia fraude em Icó

O juiz da Comarca de Icó, Francisco Ireilton Bezerra Freire, concedeu no último dia 19 liminar requerida pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Icó, determinando a suspensão de um convênio celebrado entre a Prefeitura de Icó e a Associação de Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece). A liminar estendeu-se aos sub-contratos celebrados pela Aprece e escritórios de advocacia.

12/07/2018

Coema simplifica licenciamento para projetos de energia eólica

Reunido nesta quinta-feira, 12, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou, por unanimidade, resolução que dispõe sobre a simplificação e atualização dos procedimentos, critérios e parâmetros aplicados aos processos de licenciamento e autorização ambiental no âmbito da Superintendênia Estadual do Meio Ambiente (Semace) para os empreendimentos de geração de energia elétrica por fonte eólica na geografia do Estado do Ceará.

 

04/07/2018

Camilo: acordo Pecém-Roterdã será celebrado neste mês de julho

Até o fim deste mês de julho, o Governo do Ceará, por meio da CIPP S/A (antiga Cearaportos), e a Autoridade do Porto de Roterdã celebrarão o contrato por meio do qual a empresa holandesa participará do capital e da gestão do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

27/06/2018

Cagece explica por que só 1 m³ de água dessalinizada

Sobre nota veiculada ontem (25/06) no blog, acerca da implantação de uma usina de dessalinização de água marinha em Fortaleza, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que a escolha do porte do equipamento, de 1 m3/s, está pautada em aspectos técnicos, econômico-financeiros e ambientais, previamente estudados.

25/06/2018

Israelense sugere ao Governo do Ceará dessalinizar 8 m³/s

O Governo do Ceará está prestes a finalizar o processo de licitação que permitirá a construção – em algum ponto do litoral da Grande Fortaleza – de uma usina de dessalinização da água do mar capaz de produzir até 3 m³ por segundo. É muito pouco, segundo opinam empresários cearenses que, na semana passada, se reuniram com o consultor israelense Fredi Lokiec, um especialista no assunto.

20/06/2018

Adece quer reformular suas Câmaras Setoriais

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), economista Eduardo Neves, suas Câmaras Setoriais são instrumentos muito importantes para a interação das ações do Governo do Estado com as empresas privadas e os organismos públicos que atuam nas diferentes áreas da economia.

19/06/2018

Aeroporto de Fortaleza: nesta 5ª feira, a pedra fundamental

Nesta terça-feira, 19, aFraport – empresa alemã que tem a gestão do Aeroporto Internacional de Fortaleza – lança a pedra fundamental das obras de ampliação da estação de passageiros daquele terminal.

15/06/2018

Água tratada de esgotos de Fortaleza irá para Complexo do Pecém

A Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará está concluindo a elaboração de um projeto que prevê a reutilização da água extraída das Estações de Tratamento de Esgoto da Cagece, aqui em Fortaleza. O projeto da Secretaria de Recursos Hídricos deve ser executado a partir do fim deste ano, de acordo com a mesma fonte da SRH.

11/06/2018

Camilo Santana confirma: até julho, sairá acordo com Roterdã

O governador Camilo Santana acaba de anunciar ao blog que, “no mais tardar em julho”, ou seja, no próximo mês, deverá ser concluída a negociação para a celebração do contrato por meio do qual o Porto de Roterdã se associará à CIPP S/A (antiga Cearaportos).

15/05/2018

Ceará 2050: sonhar é preciso

Durante todo o dia desta terça-feira, 15, e por todo o dia de amanhã, no Centro de Eventos, será realizada mais uma grande reunião do time que elabora o Plano Ceará 2050 com representantes da chamada sociedade civil. Os profissionais que trabalham na elaboração desse plano estratégico para os próximos 22 anos apresentarão o que até agora foi possível levantar e propor, ao mesmo tempo em que ouvirão as propostas dos diferentes segmentos da sociedade para o documento final.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.