Facebook TCE-CE Instagram TCE-CE Twitter TCE-CE Youtube TCE-CE Flickr TCE-CE Whatsapp TCE-CE

titulo-blog-roberto-maciel
Exibir # 
Filtro

03/10/2018

Sobrevoo

Há um ponto interessante no contrato de financiamento firmado esta semana entre o BNB e a empresa Fraport, visando à ampliação do Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza. É que foi a maior operação do gênero definida este ano pelo banco. O presidente da instituição, Romildo Rolim, avalia que os ganhos não serão apenas para Fortaleza ou para o Ceará, mas assumem caráter regional. Há, de fato, um aspecto superlativo nessa negociação. Note-se: o dinheiro refere-se a 70% total do empreendimento, que envolve ainda recursos próprios da Fraport.

30/09/2018

Caucaia: índices educacionais avançam

Essa é bem bacana, pode apostar: a nova metodologia de ensino implementada pela Prefeitura de Caucaia na rede educacional já está dando resultados positivos.Segundo o Sistema Nacional de Educação Básica (Saeb), a cidade melhorou no último biênio 10,4% em Língua Portuguesa no quinto ano e 6% no nono ano do Ensino Fundamental.A secretária Municipal de Educação, professora Lindomar Soares, diz que iniciativas como o programa “Nas Ondas da Leitura”, que promove alunos de cinco a 16 anos a escritores e ilustradores de obras, têm papel importante nesse processo.

14/09/2018

Fiscais no zap-zap

Publiquei hoje na Coluna Comunicado, do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza, Ceará: Há um certo tom de modernidade em proposta que tramita na Câmara federal. O texto estabelece que qualquer cidadão possa formar grupos de gestão compartilhada, por meio de aplicativos como Whats App, para acompanhar a execução de obras, prestação de serviços públicos e aquisições de materiais e equipamentos pelos poderes federal, estadual e municipal. A ideia é amplificar o potencial de fiscalização, ficando o órgão público obrigado a validar ou rejeitar o grupo de discussão em até três dias, fundamentando a decisão. Se passar, o projeto pode ter peso político muito interessante.

14/09/2018

Fortaleza terá festival de música

A Prefeitura de Fortaleza lança hoje, no Paço Municipal, com a presença do prefeito Roberto Cláudio (PDT), o Festival de Música de Fortaleza 2018. Será às 9 horas, no auditório do Gabinete do Prefeito.Podem participar do Festival, os artistas residentes no País e no Exterior, com idade acima de 18 (dezoito) anos, que apresentem música inédita composta em língua portuguesa.

11/09/2018

Pedaladas

Só resta sanção do Executivo para que vire lei projeto que cria o Programa Bicicleta Brasil, voltado para a mobilidade urbana.O texto, já aprovado no Senado, teve Fortaleza como referência e estimula a integração das bicicletas aos transportes coletivos no País, apoiando estados e municípios na instalação de bicicletários e na construção de ciclovias e ciclofaixas.

09/09/2018

Caucaia renova parque de iluminação pública

A Prefeitura de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, está instalando 334 novas luminárias com lâmpadas de LED nas avenidas da Integração, Contorno Leste, Ayrton Senna e São Vicente de Paula. O investimento é de R$ 2 milhões.

04/09/2018

Prefeitura de Fortaleza promove visita a residencial no Bairro José Walter

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) de Fortaleza realizaráde amanhã (5.9) ao próximo dia 11 a vistoria dos apartamentos do Residencial Cidade Jardim 2.A Coordenadoria de Programas Sociais da Habitafor já iniciou o contato com os beneficiários, que são comunicados sobre dia e horário de comparecimento ao Residencial. A vistoria é um procedimento que permite ao futuro morador verificar a estrutura e condições do apartamento antes da assinatura do contrato junto à instituição financeira.

03/09/2018

Caucaia inicia mega-programa de asfaltamento e sinalização

A Prefeitura de Caucaia,a Casa Civil do Governo do Estado e o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) iniciam hoje a execução do programa Sinalize. A meta da parceria é estabelecer no município 70 mil metros quadrados de asfalto, o equivalente a 14 quilômetros, além da implantação de sinalização em ruas e avenidas... Em Caucaia, as obras estão orçadas em R$ 2,3 milhões e serão executadas pelo consórcio CE/PAV.

28/08/2018

Cultura & responsabilidade

Termina nesta terça-feira o prazo de inscrições para o Selo de Responsabilidade Cultural 2018, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado.O Selo reconhece pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, com ações de desenvolvimento cultural.Contatos só pela Internet: www.editais.cultura.ce.gov.br.

23/08/2018

Governança qualificada

Hoje, na Coluna Comunicado, do Diário do Nordeste:Um Programa de Integridade para órgãos e entidades da administração municipal já está vigorando em Aracati, a 150 quilômetros de Fortaleza. E com peso de lei. Pode ser um bom espelho – afinal, a ideia é fortalecer conceitos de governança, promovendo a qualificação na atenção a demandas do cidadão e a ação preventiva na gestão pública. É, deve-se avaliar, uma decisão política de sintonia entre dois atores que convivem no cenário do serviço – o servidor e o público. Além disso, por mais técnico que venha a aparentar, o conjunto de medidas tende a ser definido com um antigo axioma: “É melhor prevenir do que remediar”.

19/08/2018

Caucaia abre licitações para área de saúde

A Prefeitura de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, vai adquirir equipamentos e materiais permanentes e cirúrgicos para atender às demandas de Unidades Básicas de Saúde (UBS), do Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha e de diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

17/08/2018

Paternidade documentada

Publiquei na Coluna Comunicado:As escolas municipais 11 de Agosto (Jardim Iracema), Professora Aldaci Barbosa (Sapiranga) e Marieta Guedes Martins (Novo Mondubim), todas em Fortaleza, vão receber em setembro o Mutirão do Pai Presente, organizado pelo Tribunal de Justiça do Estado. Finalidade: ajudar pessoas a terem o nome do pai na certidão de nascimento – algo que tem a ver com lei, dignidade e identidade. A ação segue diferentes sentidos, já que a paternidade poderá ser requerida por mães com filhos menores de idade ou mesmo pelo próprio filho, caso seja maior de 18 anos. E, por fim, o pai também poderá reconhecer o filho espontaneamente.

16/08/2018

Parcerias

A Agência Reguladora do Ceará – que se dedica à fiscalização e ao controle dos serviços públicos delegados a empresas particulares ou da economia mista – realizará hoje (quinta-feira, 23.8) rodada de palestras sobre parcerias público-privadas e concessões.O tema são os desafios da regulação.

11/08/2018

É água!

A Secretaria de Recursos Hídricos do Estado e a Rede Brasil de Organismo de Bacias Hidrográficas estão preparando para setembro, em Fortaleza, encontro regional sobre gestão participativa e social da água. Num contexto irrigado por incertezas sobre ambiente e armazenamento, aprofundar discussões é mais do que adequado. Inclusive considerando que o ano é eleitoral e que o tema deve estar na pauta das campanhas. O evento local é preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água, que este ano será realizado em Brasília.

10/08/2018

Integração sem fios

Da Coluna Comunicado, que escrevo no jornal Diário do Nordeste: A Prefeitura de Fortaleza está em busca de empresa para implantar, operacionalizar e manter pontos gratuitos de acesso à Internet. O programa se chama “Wi-For”, num trocadilho com a expressão “wi-fi” e o nome da cidade. Diz lá: “a população a ser atendida deverá ser a de baixa renda, mas podendo atender outras camadas da sociedade fortalezense”

08/08/2018

As águas se encontram

Publiquei hoje na Coluna Comunicado, que escrevo no jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza (CE):A Secretaria de Recursos Hídricos do Estado e a Rede Brasil de Organismo de Bacias Hidrográficas estão preparando para setembro, em Fortaleza, encontro regional sobre gestão participativa e social da água. Num contexto irrigado por incertezas sobre ambiente e armazenamento, aprofundar discussões é mais do que adequado. Inclusive considerando que o ano é eleitoral e que o tema deve estar na pauta das campanhas. O evento local é preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água, que este ano será realizado em Brasília.

08/08/2018

Selo? Melhor sê-lo

O município de Caucaia promove este mês o I Fórum Comunitário de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento se relaciona à obtenção do Selo Unicef – concedido pelo órgão das Nações Unidas a gestões que desenvolvem ações proativas para a infância e a adolescência, sobretudo nas áreas de saúde e educação. Foi formada em Caucaia uma comissão intersetorial com o objetivo de ampliar as articulações.

07/08/2018

Assembleia retoma reuniões de comissões

As comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Ceará reabrem hoje as reuniões ordinárias e votações após o retorno das atividades parlamentares. Foram confirmadas atividades de três comissões para a tarde desta terça-feira (07/08): Constituição, Justiça e Redação (CCJR); Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano; Fiscalização e Controle.

03/08/2018

RC reúne secretariado

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT, foto), faz hoje reunião com o secretariado municipal para reafirmar compromissos e organizar o cronograma de execução de ações e metas prioritárias do segundo mandato.

02/08/2018

Icaraí em busca de fôlego

O prefeito Naumi Amorim (no centro da foto), de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, discutiu ontem o projeto de restauração do litoral da praia do Icaraí elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). Numa visita in loco, o coordenador-geral da entidade, Domênico Accetta, debateu com o gestor as propostas de intervenções para a região.

01/08/2018

É preciso ter controle

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), agora com novas funções por ter incorporado as tarefas do finado Tribunal de Contas dos Municípios, está preparando o IV Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas. O evento será em Fortaleza, em outubro.

31/07/2018

De volta

Publiquei hoje na Coluna Comunicado, do jornal Diário do Nordeste:
A Assembleia Legislativa retoma amanhã as atividades ordinárias do plenário. O recomeço é embalado por números do semestre passado. Foram feitos mais de 500 pronunciamentos pelos deputados estaduais, em 189 sessões realizadas no primeiro período – em média, 2,64 falas por sessão. Ou, por outro ângulo, a média de 11 discursos no período para cada um dos 46 parlamentares – o que é só uma curiosidade numérica, já que há os que esbanjam palavras e os que não falam nada. E, nas contas da presidência da Casa, apresentaram-se 2.513 matérias dos mandatos e 85 de outros poderes, sendo 73 deliberados.

30/07/2018

Novidade morro acima

Da Coluna Comunicado, hoje:
A Prefeitura de Fortaleza planeja empatar até R$ 2,944 milhões na segunda etapa da recuperação da encosta do Morro de Santa Terezinha, no Mucuripe. O local tem relevante interesse para o mercado turístico e é tradicionalíssima região de moradia na cidade.

30/07/2018

Caucaia empossa novos professores

Mais 20 professores foram efetivados na Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura de Caucaia (CE). Foi a quarta posse na gestão do prefeito Naumi Amorim.

27/07/2018

O centro da recomposição

Publiquei hoje na Coluna Comunicado, do jornal Diário do Nordeste:
A Prefeitura de Fortaleza está projetando para o Centro da Cidade a implantação de estratégias de intervenções já aplicadas na Praia de Iracema. Seria uma forma de recompor a região – que já atravessa pelo menos duas décadas de intensa degradação – no cenário urbano.

26/07/2018

Juazeiro, cidade inteligente

Ilude-se monumentalmente quem acha que o conceito de “cidade inteligente” é relacionado apenas a capitais ou a metrópoles. O município de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, está agora tentando se consolidar com sistemas do gênero. Por trás, um namoro com o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

25/07/2018

De olho no desenvolvimento local

Na Coluna Comunicado desta quarta-feira, no jornal Diário do Nordeste: Fortaleza está de olho no desenvolvimento da economia local. E a Prefeitura elaborou um projeto denominado Meu Bairro Empreendedor, justamente para estimular melhorias em comunidades.

25/07/2018

Caucaia: aumento de demandas

É inquestionavelmente significativa a ampliação das demandas apontada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental de Caucaia: 25%.

23/07/2018

O saber

Publiquei hoje na Coluna Comunicado, do jornal Diário do Nordeste:
Passou na Comissão de Educação da Câmara federal projeto para que União, estados, Distrito Federal e municípios destinem obrigatoriamente verbas orçamentárias para a manutenção e aquisição de acervo para bibliotecas públicas, inclusive as de escolas públicas.

23/07/2018

Dinheiro chama dinheiro

É de 70 milhões de dólares – valor pertinho de 270 milhões de reais – o recurso que o Governo do Ceará está negociando no Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Mas a dinheirama não será aplicada em obra física.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.