“Educar para a cidadania é a possibilidade da ação política, no sentido de contribuir para formar uma sociedade que se sinta compromissada com a vida do nosso Planeta”. É o que acredita o presidente da Comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Tribunal de Contas do Ceará, Pedro Henrique Camelo, sobre a aplicação de novas ações pedagógicas que gerem tomada de consciência populacional sobre as principais questões ambientais.
Com esse propósito, o TCE Ceará lança a V Jornada do Meio Ambiente. Este ano, o conteúdo programático está voltado para a realização de palestras e cursos que mobilizem os servidores, colaboradores e membros da sociedade a atitudes e reflexões progressivas no âmbito da educação ambiental individual, coletiva e institucional.
O lançamento da Jornada será viabilizado através do curso Educação Ambiental e Cidadania, a Distância, a ser realizado no período de 15 de junho a 13 de julho, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Instituto Plácido Castelo (IPC). A capacitação terá uma carga horária de 20h e será voltada para servidores, colaboradores e sociedade. O professor e doutor da Universidade Federal do Ceará (UFC), João Figueiredo, teve participação especial na elaboração do curso. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 11 de junho, através do portal da Escola de Contas, no link do Sistema de Gestão Educacional (Siged).
Dando continuidade à agenda, no dia 18 de junho, acontecerá a palestra Direito Ambiental e os Processos Educativos, às 15 horas, no auditório do IPC. A professora e doutora, Juliana Ways Sugahara, será a palestrante do evento.
A A3P é formada por integrantes do Instituto Plácido Castelo, Recursos Humanos, Coordenadoria de Saúde Integrada e Meio Ambiente do Trabalho (Cosismat), Administração da Sede e Assessoria de Planejamento, com o apoio da Assessoria de Comunicação Social da Corte.