Encontro reforça importância de todos os servidores para o bom atendimento na Ouvidoria

10-03-16

oab wanha portal“Temos que ouvir sentindo e tentar encontrar a melhor solução para os problemas que se apresentam.” A frase é da ouvidora da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará e vice-presidente da Associação Brasileira de Ouvidores, Wanha Rocha, que participou do encontro “A conscientização do público interno sobre a relevância das ouvidorias”, com servidores e colaboradores do Tribunal de Contas do Estado, na manhã desta quinta-feira (10/3), no auditório da Escola de Gestão Instituto Plácido Castelo (IPC).

 

Para a Advogada, o cidadão muitas vezes não sabe a quem recorrer, e é nesse momento que entra o ouvidor. “A ouvidoria é o termômetro que mede a credibilidade da instituição junto à sociedade. É a ferramenta que proporciona o exercício da cidadania, desde o cidadão comum até o mais esclarecido. Devemos dar o suporte de forma igualitária aos que nos procuram, sem esquecer do sigilo”.

 

A amplitude da atuação das ouvidorias também foi destacada. A Ouvidora da OAB-CE relatou que o setor deve ouvir as demandas, proporcionando o diálogo; enviar a quem é de competência para solucionar o problema; promover ações junto à sociedade, buscando parcerias com outros órgãos e instituições nos âmbitos governamentais e não-governamentais; divulgar os canais de acesso para que “o cidadão, que está a cada dia mais informado, tome iniciativas, faça a sua parte e não seja omisso”.

 

Wanha destacou que esse tipo de encontro serve para valorizar e fortalecer as ouvidorias. “Temos que ser fortes para alcançarmos nossos objetivos. Precisamos do apoio de todos na instituição, sempre com o suporte dos gestores.”

 

ouidoria wanha portalA Ouvidora da OAB enalteceu a iniciativa do presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, em querer aproximar mais a Corte de Contas da sociedade. “Em seu discurso de posse, o Presidente destacou, entre seus objetivos, o de incentivar o diálogo com a sociedade, de forma democrática e transparente”.

 

Responsável pelo evento, o ouvidor do TCE Ceará, conselheiro substituto Itacir Todero, falou sobre a importância da parceria com todos os setores para o bom atendimento ao cidadão. Apresentou, também, os projetos a serem realizados em 2016. Estão previstas quatro capacitações, o II Encontro de Ouvidorias, a Ouvidoria Itinerante visitando os Municípios cearenses, aprimoramento do diálogo com o cidadão e articulação para a criação de uma rede de Ouvidorias no Estado.

 

O encontro foi prestigiado pelo advogado Pedro Henrique Oliveira, idealizador do portal Nação Jurídica, e pelo ouvidor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), José Maria Silva Marques, que está implantando o setor na Universidade, em Redenção (CE). “Estou conhecendo outras experiências, me capacitando, buscando aprimorar os conhecimentos, para levar as melhores práticas à realidade da Unilab, a fim de atender com excelência a comunidade acadêmica”, afirmou.