O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, recebeu dirigentes da Fundação Sintaf (Sindicato dos Fazendários do Ceará), na manhã desta sexta-feira (10/6), para discutir sobre um acordo de cooperação com o TCE Ceará na área de educação fiscal.
Alexandre Cialdini, diretor-geral da Fundação Sintaf, destacou a importância do estreitamento da relação entre o TCE Ceará e a entidade, com o objetivo de levar mais informações ao cidadão cearense. “O presidente Edilberto Pontes está abrindo esse espaço para a Fundação, e nós estamos trazendo os produtos e serviços que têm uma relação direta com o papel do Tribunal. Esse é o objetivo de cooperarmos, para que vários instrumentos, no âmbito da educação fiscal e utilizando as tecnologias mais contemporâneas, possam ser colocados à disposição da sociedade.”
“Queremos estimular a sociedade a saber porque paga os tributos e para onde vai o dinheiro. Como tem a questão do gasto, achamos importante a parceria com o Tribunal de Contas no sentido de fomentar essas parcerias, estimulando o controle social e o exercício da cidadania”, relatou a diretora técnico-científica, Germana Belchior. A instituição de ensino e pesquisa, de forma direta ou por meio de convênios com outras entidades, disponibiliza cursos profissionalizantes.
Argemiro Torres, coordenador do Grupo de Educação Fiscal do Estado do Ceará (Gefe), destacou o principal objetivo da instituição, que é o de promover a cidadania, levando à sociedade a forma de funcionamento dos tributos e dos gastos públicos. “Buscamos parcerias para que a sociedade possa interagir de forma mais objetiva com os Tribunais de Contas, trabalhando de forma preventiva. A sociedade tem que ver o setor público como um aliado e nós, servidores públicos, temos que servir ao público.” Do TCE, acompanhou a reunião o assessor administrativo do Gabinete da Presidência, Gabriel Teixeira Silva.