Nova edição

Revista Controle é lançada durante a Bienal Internacional do Livro do Ceará

20-04-17

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará lançou, na quarta-feira (19/4), mais uma edição da Revista Controle – Doutrina e Artigos, durante a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontece até domingo (23/4), no Centro de Eventos em Fortaleza. Realizado no salão Rachel de Queiroz, o evento foi aberto ao público e contou com a presença de autores  e autoridades do meio acadêmico e político.

Recepcionados pelo presidente do TCE Ceará e editor da publicação, Edilberto Pontes, os participaram discorreram sobre os temas do novo exemplar. Na roda de debates estavam Alexandre Figueiredo, diretor-presidente do Instituto Plácido Castelo; Fernando Ximenes, Desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará; e Gustavo de Paiva, servidor do Tribunal e autor de um dos artigos da Controle.

Edilberto Pontes destacou a honra em lançar o periódico durante a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará. “A Revista Controle já está consolidada como uma publicação importante na discussão de temas candentes da administração pública. É um espaço de debate aberto pelo Tribunal para que a sociedade possa discutir temas relevantes, seguindo critérios técnicos e científicos, com pareceristas externos, avaliação cega, sem qualquer viés ideológico,” disse Edilberto Pontes.

O desembargador Fernando Ximenes parabenizou a iniciativa do Tribunal de Contas. “É uma revista de alta qualidade, que traz temas relevantes na área do Direito, da administração pública, da economia, dos controles que são afetos aos tribunais de contas. O Tribunal está de parabéns por dar a oportunidade a excelentes técnicos de publicarem suas pesquisas.” Gustavo Pessoa falou sobre o privilégio em participar: “Me sinto agraciado em ter sido escolhido para esta edição e espero que a minha contribuição seja valorosa  para quem for ler e para a sociedade em geral”. Os autores Gleison Mendonça, Ana Carolina Holanda, Antônio Paulo da Silva, Carlos Henrique Sousa e Kássyo Modesto prestigiaram o lançamento e falaram sobre o conteúdo de seus artigos.

O conselheiro Alexandre Figueiredo lembrou que a Revista Controle foi a primeira publicação científica elaborada por tribunais de contas estaduais: “A Controle é considerada uma das melhores produções jurídicas do País”. Fabiano dos Santos, secretário estadual da Cultura, destacou: “A Revista Controle traz artigos de especialistas, estimulando a reflexão e a crítica. Muito adequado esse lançamento na Bienal do Livro”.

A Revista Controle atende a todos os pré-requisitos das mais renomadas publicações científicas. É registrada junto ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), ao sistema QUALIS, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES, onde obteve a classificação B4 em Planejamento Urbano e Regional/Demografia, e está inserida na Editora Digital Fórum.A mais recente edição da Controle conta com 13 artigos, elaborados por 21 autores e coautores que tiveram seus trabalhos selecionados por membros do Conselho Editorial e um seleto grupo de pareceristas.

Podem participar autores de artigos inéditos de todo o País e do exterior. Os temas do periódico abordam as ramificações do Direito Constitucional, Direito Administrativo, Finanças Públicas, Controle Externo, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Lei de Licitações e Contratos, Fiscalização das Organizações Sociais, Processo Administrativo, Contabilidade Pública, Auditoria Operacional, de Gestão e de Processos, entre outros assuntos afins.

Conheça mais sobre a Revista Controle.

A cobertura fotográfica do evento está disponível no Facebook do TCE Ceará.