Seminário sobre transparência na gestão pública acontece dia 12 de maio em Maracanaú
02-05-17
- Detalhes

Maracanaú vai sediar a primeira concertação social do projeto Transparência na Gestão Pública – Controle Cidadão, desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará, em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR). O evento acontecerá nesta sexta-feira (12/5), das 8 às 18 horas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), na Av. Parque Central - Distrito Industrial I, Maracanaú, sob a coordenação dos professores Marcelo Lettieri e Marcelo Maciel.
O objetivo do Projeto é promover um debate qualificado sobre transparência e combate à corrupção, incentivando, promovendo e discutindo sobre controle externo e controle social com gestores públicos, sindicatos, associações, cooperativas, imprensa, educadores, parlamentares, estudantes, empresários e profissionais liberais.
A abertura será feita pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, e pelo presidente da FDR, João Dummar Neto, às 8h30. Em seguida, serão apresentados resultados da ação de fiscalização feita pela Secretaria de Controle Externo nos municípios circunvizinhos a Maracanaú. O debate com o público será antecedido pela apresentação de documentários sobre os temas.
O projeto prevê a realização de cinco eventos no interior – Maracanaú (12/5), Sobral (26/5), Quixadá (23/6), Tauá (25/8) e Juazeiro do Norte (22/9), cada um com a participação de 200 pessoas. Em todos os encontros, serão apresentados painéis com os eixos temáticos do projeto. O encerramento acontecerá com um grande seminário, dia 20/10, em Fortaleza, do qual deverão participar 320 pessoas.
Cada participante receberá, também, material impresso com os seguintes temas: A Corrupção no Brasil e no Mundo; O Papel das Instituições Brasileiras no Combate à Corrupção; O Poder Legislativo e a Fiscalização do Dinheiro Público; A Atuação do Tribunal de Contas do Estado do Ceará; A Transparência na Gestão Pública; e O Controle Social no Brasil. O conteúdo foi escrito pelos professores Marcelo Lettieri Siqueira, Marcelo Maciel, Leonino Gomes Rocha, Ana Cristina Barros e Roberto Vieira Medeiros.
Acesse os
fascículos do projeto Transparência na Gestão Pública.