CURSOS EAD - ABRIL

IPC promove cursos online com eixos temáticos voltados à gestão pública em abril

22.03.19

O Instituto Plácido Castelo (IPC), escola de gestão do TCE Ceará, lança três novos cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD) para o mês de abril: Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Obras Públicas – Aspectos do Planejamento Financeiro e Tomada de Contas Especial. Interessados poderão realizar suas inscrições por meio do Sistema de Gestão Educacional (Siged), até o dia 10 de abril para os dois primeiros e até 17/4 para o último. 

Voltados a servidores de entidades públicas e à sociedade em geral, os cursos serão ministrados por um seleto grupo de tutores capacitados do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, em forma de módulos que têm como eixo temático a gestão pública.

Conheça cada um dos cursos ofertados

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)
Período: 15/4 a 29/4
Instrutor: Gleison Mendonça Diniz
Carga Horária: 12h
Objetivo: Apresentar o Fundeb como uma política de financiamento da educação capaz de promover a equalização na distribuição de recursos, reduzir as desigualdades, contribuir para a universalização da educação e valorizar os profissionais da educação.

Obras Públicas – Aspectos do Planejamento Financeiro
Período: 15/4 a 13/5
Instrutor: Adolfo Dantas Oliveira
Carga Horária: 20h
Objetivo: Disseminar conhecimento e favorecer as discussões das legislações e dos aspectos técnicos relacionados às obras públicas. Ao final do curso os participantes estão aptos a aplicarem os principais conceitos relacionados ao planejamento de obras públicas custeadas com recursos estaduais.

Tomada de Contas Especial
Período: 22/4 a 13/5
Instrutor: Felipe Jorge Ferreira Koury
Carga Horária: 16h
Objetivo: Favorecer discussões sobre conceitos, técnicas e procedimentos de análise e controle para o aprimoramento das atividades desempenhadas pelos gestores, relacionadas a análise da prestação de contas de convênios e instrumentos congêneres, bem como apresentar e abordar os pré-requisitos e os instrumentos necessários para instrução do processo de tomada de contas especial.