reconhecimento

Título de Cidadão Fortalezense é concedido ao conselheiro substituto Itacir Todero

15-04-19

O conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Itacir Todero, será condecorado com o título de Cidadão Fortalezense. A outorga será concedida pela Câmara Municipal de Fortaleza, no próximo dia 26 de abril (sexta-feira), às 19 horas, no Plenário do Parlamento (rua Dr. Thompson Bulcão, nº 830 – bairro Luciano Cavalcante). O Projeto Decreto Legislativo nº 0073/2018 para a concessão do título, de iniciativa do vereador Emanuel Acrizio de Freitas (PRP), foi aprovado em dezembro do ano passado.

Itacir Todero é natural de Getúlio Vargas, no Rio Grande do Sul. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada (URI), de Erechim (RS). Foi técnico do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, lotado na Secretaria da Fazenda do Estado. É especialista em Gestão Fazendária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

De 1999 a 2003, atuou como chefe do posto fiscal de Estreito, no posto pertencente ao Departamento da Receita Pública do Estado, localizado no município de Marcelino Ramos (RS). De 2001 a 2007, foi diretor do Sindicato dos Técnicos do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul (Afocefe), priorizando as áreas de economia e finanças.

Assumiu o cargo de conselheiro substituto (auditor) no Tribunal de Contas do Estado do Ceará em 25 de outubro de 2007, após ser aprovado em concurso público. Foi Ouvidor do Tribunal por dois mandatos consecutivos (2014-2015 e 2016-2017).

Foi Vice-Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), de 2014/2015 e fundou a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos (Audicon), que tem como propósito lutar pelo aprimoramento do controle externo exercido pelas Cortes de Contas do Brasil.