Edilberto Pontes palestra

A Contribuição do TCE para o Desenvolvimento do Ceará é destacado no TCEduc no Cariri

10-10-19

A oitava etapa do projeto de formação continuada do Tribunal de Contas do Ceará, TCEduc, chegou nesta quinta-feira (10/10), na cidade do Crato, região sul do Estado. O palco principal: o auditório lotado do Centro de Convenções do Cariri. O programa, que é coordenado pelo Instituto Plácido Castelo, contou nesta ação com explanação inicial do presidente da Corte, conselheiro Edilberto Pontes. “Uma grande satisfação para o TCE e o IPC na cidade do Crato, com mais um TCEduc. O Tribunal tenta sempre se aproximar dos gestores, da sociedade, já que boa parte dos cearenses mora no interior do Estado. Ultrapassamos 120 municípios, só este ano, beneficiados com as ações, os cursos. Um motivo de alegria pra gente”, destacou

As atividades no Crato estão acontecendo também, na E.E.E.P Professor Moreira de Souza, E.E.E.P Governador Virgílio Távora, E.E.M.T.I Prefeito Raimundo Coelho Bezerra de Farias e na Faculdade de Direito.

Em cada ação do TCEduc, são oferecidos seis tipos de qualificações simultâneas: “Governança nas Aquisições Públicas: Riscos e Controles”, “Controle Interno: Governança, Risco e Compliance”, “Aspectos Relevantes da Gestão Administrativa e Orçamentária no Poder Legislativo”, “Ouvidorias Municipais: Governança e Humanização no Serviço Público”, “Programa Agente de Controle”.

Além dessas capacitações, a “Política de Sustentabilidade do TCE Ceará” é apresentada aos participantes. Outra palestra que acontece nas visitas pelos municípios é “Educação e Cidadania – Contra a Corrupção”, ministrada pelo Ministério Público do Estado, parceiro da iniciativa.

A visita à cidade do Crato fecha a 8ª etapa do TCEduc que chegou na terça (8/10), à Região do Cariri, com ações em Brejo Santo (1.127 pessoas). Mais de duas mil pessoas, entre gestores, servidores públicos, estudantes e a sociedade, participaram dos cursos só esta semana. Além de Crato e Brejo Santo, outras 15 cidades vizinhas foram alcançadas somando, até agora, 136 cidades desde o início de 2019. A próxima etapa do TCEduc acontecerá dias 5 e 7 de novembro, em Limoeiro do Norte e Quixeramobim, respectivamente.




TCE em Debate

Ainda nesta quinta-feira (10/10), o presidente Edilberto Pontes participará de Roda de Conversa sobre “A Contribuição do TCE para as Políticas Públicas e o Desenvolvimento do Estado do Ceará”. O debate acontecerá a partir das 19 horas, na Universidade Federal do Cariri (UFCA) – Campus Juazeiro do Norte, Bloco K, sala K06. A iniciativa é do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, do curso de Administração Pública e Gestão Social.



TCE na Mídia

Também na manhã desta quinta (10/10), o presidente Edilberto Pontes concedeu entrevista, ao vivo, à rádio CBN Cariri, FM 93,5, no programa O Povo no Rádio. A entrevista foi conduzida pelo âncora, Farias Júnior, com a produção de Nildênia Damasceno.