Comportamento Socioambiental

Ações de Sustentabilidade do TCE Ceará são divulgadas durante evento em Sobral

06-11-19

O Centro Universitário Inta (Uninta) de Sobral está realizando, dos dias 4 a 7/11 (segunda a quinta-feira), a IV Semana do Curso de Direito – Uninta: Sustentabilidade Ambiental e Justiça Social no Semiárido, no Centro de Convenções do Município.

Na programação, constam temas como políticas públicas de recursos hídricos para o semiárido, impactos de hidroelétricas, energias renováveis no Ceará, dentre outros assuntos. O comportamento socioambiental, Justiça social e sustentabilidade foi o tema da mesa-redonda ministrada pela secretária-adjunta do TCE Ceará, Silvânia Brilhante, e pelo pós-doutor em Educação e Filosofia, Sidney Guerra Reginaldo. A palestra foi proferida nesta quarta-feira (6/11). 

Silvânia Brilhante, que é coordenadora do Comitê Gestor de Logística Sustentável do Tribunal, apresentou o Plano de Logística Sustentável (PLS) da Corte e o Selo TCE Ceará Sustentável, mostrando as práticas adotadas pelo TCE Ceará.

A Corte cearense possui ações e obras previstas no PLS que já foram implementadas, entre elas o bicicletário, a ampliação da Assessoria de Saúde e Qualidade de Vida, a construção do refeitório e, recentemente, o Espaço Verde, além de incentivos a hábitos saudáveis e sustentáveis, como reciclagem.

Política de Sustentabilidade 

O Plano de Logística Sustentável (PLS) busca consolidar e aprimorar as boas práticas de sustentabilidade em andamento no Tribunal, assim como instituir novas ações de responsabilidade socioambiental.

Um dos produtos gerados a partir do plano é o Selo TCE Ceará Sustentável como forma de reconhecimento para os órgãos e entidades jurisdicionados ao Tribunal que se preocupam e investem na responsabilidade socioambiental e que, facultativamente, façam a adesão à Política de Sustentabilidade desta Corte de Contas.