acordo de cooperação

TCE Ceará e Universidade de Brasília vão firmar parceria em prol da boa governança municipal

25-11-19

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará e a Universidade de Brasília (UnB) vão firmar acordo de cooperação com foco em melhoraria da governança de órgãos e entidades municipais e estaduais. A parceria será assinada no próximo dia 9 de dezembro, a partir das 9 horas, no Plenário do TCE, na ocasião do 12º TCE Debate, que terá como palestrante o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, falando sobre “Boas Práticas de Governança e Gestão”, assunto da parceria entre a Corte cearense e a UnB.

Como debatedores da décima segunda edição do evento estarão a Professora Doutora em Sociologia, Magda de Lima Lúcio, e o Professor Doutor em Contabilidade, José Marilson Martins Dantas. O momento será mediado pelo presidente do TCE, Edilberto Pontes.

Na tarde da última sexta-feira (22/11), o conselheiro Edilberto Pontes participou de gravação na TVUnB (Canal da Universidade de Brasília), em entrevista ao programa “Governança e Gestão Pública”, com o tema “O papel do Tribunal de Contas na entrega da Valor Público”. Na ocasião, foram articuladas as ações de melhoria de governança nos municípios, objeto do convênio entre TCE Ceará e a UnB, na presença dos professores doutores Marilson Dantas e Magda de Lima Lúcio.

Magda de Lima Lúcio

Docente do Departamento de Gestão de Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos ambos da Universidade de Brasília. Dirige o Grupo de Pesquisa em Instrumentos e Tecnologias de Gestão(2010) e Public Intelligence Laboratory (2018). Foi Presidente da Associação de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas - ANEPCP - 2015-2017. Dirigiu o Departamento de Gestão de Políticas Públicas (2014-2017). Coordenou as pesquisas: Instrumentos Participativos de Gestão no Sistema Único de Saúde; Gestão e Governança no Sistema Único de Saúde - Analisando os Relatórios Anuais de Gestão no SUS. Coordena atualmente as pesquisas: Governança nas Instituições de Educação Superior e Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde - aprimoramento da articulação e cooperação interfederativa para análise, estudos e apoio ao planejamento, regionalização e articulação entre os entes federados frente à gestão do SUS. Seus principais interesses de pesquisa são gestão e governança; desenvolvimento e transferência de instrumentos e tecnologias para instituições públicas, e planejamento estratégico para organizações públicas e sociais. Seu último artigo é Gestão, Custos e Governança Pública - Desenvolvimento Nacional Baseado em Public Intelligence (PI).

José Marilson Martins Dantas

Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília, ex-integrante da equipe de custos da STN- Secretaria do tesouro Nacional. Tem experiência na área de Administração e contabilidade pública, atuando principalmente com Custos e Governança aplicada ao setor público. Gestor do programa de pesquisa e extensão da UnB na implementação de disseminação da cultura de Custos e Governança no Executivo, Legislativo e Judiciário nos Municípios, Estados e na União, por meio do sistema SICGESP e RECASP. Desenvolve atividades relacionadas a Inovação e ao desenvolvimento de projeto e produtos inovadores. Possui doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UnB (2013), mestrado em Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - USP (2002) e graduação em Ciências Contábeis.