malha viária

TCE participa de reunião para formalização do Conselho de Pavimentação do Estado do Ceará

05-03-20

Representantes da cadeia produtiva de pavimentação asfáltica se reuniram, Na manhã desta quarta-feira (4/3), para discutir sobre a criação do Conselho de Pavimentação do Estado do Ceará.

O propósito da criação do Conselho é realizar debates sobre as melhores práticas de engenharia com uso das normas técnicas existentes, visando a melhoria da qualidade do pavimento rodoviário cearense e identificando possíveis gargalos técnicos e burocráticos na busca de soluções efetivas.

O encontro ocorreu na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT). Na ocasião, ficou decidido que a Universidade e o DNIT vão elaborar uma minuta de termo de cooperação técnica e enviar aos membros para posterior aprovação, a ser formalizado pelos partícipes interessados.

Durante o encontro ficou estabelecida ainda a realização de reuniões bimestrais. A próxima está agendada para o dia 13 de maio. O Conselho também determinou que serão eleitos, no mínimo, três trechos como projetos-pilotos de rodovias, para auditorias, compreendendo as esferas municipal, estadual e federal.

Participaram da reunião o coordenador do Centro de Tecnologia em Asfalto da UFC, Jorge Soares, representantes da Petrobras, Dnit, Sindicato de Construção Pesada do Ceará e Distribuidores de Asfalto. Do Tribunal, estiveram na reunião o secretário de Controle Externo, Carlos Alberto Nascimento, e o diretor de Fiscalização de Obras, Serviços de Engenharia e Meio Ambiente, Harisson Marques Cardoso.