Novo episódio do programa de rádio Transparência Ativa vai ao ar nesta segunda (16/5)

13-05-22

O segundo episódio do programa de rádio do projeto Transparência Ativa vai ao ar nesta segunda-feira (16/5), às 14 horas, na rádio O Povo/CBN. O secretário do Controle Externo do TCE Ceará, Carlos Nascimento, é o convidado especial e vai falar sobre a transparência ativa para os órgãos e entidades jurisdicionados. A apresentação é do jornalista Cliff Vilar. O programa faz parte da série de ações do projeto Transparência Ativa, uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, em parceria com a Fundação Demócrito Rocha.

O primeiro episódio foi ao ar no dia 9 de maio, com participação da coordenadora de Comunicação Social do TCE Ceará, Kelly de Castro, e da consultora técnica da Presidência, Karoenna Casimiro. Confira aqui o primeiro episódio.

Ao todo, serão 12 programas de rádio veiculados ao longo dos meses de maio, junho e julho. Em todos, terão especialistas e representantes do TCE falando sobre transparência no Tribunal e órgãos jurisdicionados, as ações de tecnologia da informação, o papel da ouvidoria, a capacitação dos servidores públicos, a governança, o controle externo, a qualidade processual e a linguagem acessível das informações.

Webinars

O projeto Transparência Ativa também oferece webinars para discutir o acesso à informação de forma ativa. Na última quinta-feira (12/5), foi realizado o primeiro encontro virtual, com o tema “Transparência Ativa – conhecendo e doutrinando”. O webinar contou com a participação do presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora; do secretário-executivo da CGE, Marconi Lemos; e do secretário de governança do TCE Ceará, Auriço Oliveira.

O webinar tem interação com a plateia virtual, um importante momento para debater com a sociedade o conceito e as premissas de acesso às informações e aos dados públicos. O presidente do TCE Ceará destacou a ampliação dos canais de transparência ativa e a responsabilidade da gestão pública promover e dar acesso à participação do cidadão na gestão e no controle da administração pública. “A transparência na gestão pública tem sua origem na disseminação da cultura de acesso da sociedade. E essa cultura do acesso, principalmente depois da publicação da Lei de Acesso a Informação, em 2011, reforçou a conscientização de que toda informação pública é propriedade do cidadão, cabendo ao Estado e seus operadores disponibilizá-la”, destacou o conselheiro Valdomiro Távora.

Os webinars do projeto Transparência Ativa têm transmissão simultânea no Youtube do TCE Ceará e nas redes sociais do O Povo Online.

Para conferir o primeiro webinar, clique aqui.