Controle Público
Conselheiros do TCE Ceará participam de encontro das entidades do Mercosul
12-08-22
- Detalhes

Conselheiros e controladores do Brasil, Argentina e Paraguai discutiram a integração dos sistemas de controle de gastos públicos praticados nos três países, durante o 3º Encontro de Entidades de Controle Público do Mercosul, nesta quinta-feira (11/8), em Foz do Iguaçu – Paraná. Para formalizar a parceria foi assinado convênio de cooperação técnica entre o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Instituto de Estudos Técnicos e Investigação da Argentina (Ietei) e a Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (Asur).

Do TCE Ceará estiveram o presidente Valdomiro Távora e o presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes (vice-presidente do Tribunal). Conduzido pelo diretor de Relações Internacionais da Atricon e coordenador do Bloco Brasileiro da ASUR, Marco Peixoto (TCE-RS), o evento teve a participação do vice-governador do Paraná, Darci Piana, que destacou a importância do papel dos TCs no controle dos recursos públicos. “Os recursos vêm da sociedade, o governo não tem dinheiro, quem tem é o povo, que precisa receber bons serviços com o controle que vocês sabem fazer”, destacou.
O presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes, ressaltou que o encontro reforça a importância das entidades atuarem em rede. “Para irmos bem, temos que atuar em rede, em cooperação, pois as instituições são vivas e precisam dessas trocas de experiências para se manterem atuantes”, afirmou. Encerrando a programação do primeiro dia, Edilberto fez uma exposição acerca do uso da inteligência artificial e análise de dados (Big Data) na avaliação das políticas públicas.
Os trabalhos prosseguem até esta sexta-feira (12/8), com a apresentação dos sistemas de controle externo do Paraguai, pela Controladoria-Geral; e da Argentina, pelo Secretariado Permanente. A apresentação do sistema de controle brasileiro será feita pelo presidente da Atricon. Ao final do encontro, será definida uma proposta de trabalho pela Asur.
Com informações e fotos do TCE Paraná e do Instituto Rui Barbosa (IRB).