Curso de Estudos Avançados do IRB aborda sustentabilidade ambiental e desenvolvimento econômico
25-11-22
- Detalhes

O IV encontro do Curso de Estudos Avançados do Instituto Rui Barbosa (IRB) aconteceu nesta sexta-feira (25/11), na sede do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF, e contou com a participação de Conselheiros dos Tribunais de Contas de todo o Brasil.
A abertura foi realizada pelo presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes (vice-presidente do TCE Ceará) que, na oportunidade, contextualizou os esforços que estão sendo empreendidos pelas nações em favor de uma agenda ambiental sustentável e que tem pautado os debates sobre a geopolítica. O Presidente do IRB destacou, também, a importância da presença contínua e efetiva participação dos Conselheiros ao longo dos encontros.

Do TCE Ceará, também participam o presidente, conselheiro Valdomiro Távora, e o ouvidor e diretor-presidente do Instituto Plácido Castelo (IPC), conselheiro Ernesto Saboia.
O tema abordado neste quarto encontro, “Aquecimento Global, Agenda Ambiental e Desenvolvimento Econômico”, teve como palestrante a professora doutora e pesquisadora (INPE e FAPESP), com atuação na área das ciências da Terra e Mudanças Climáticas, Thelma Krug.
Sobre o Curso de Estudos Avançados do IRB

Com o objetivo de discutir os grandes desafios nacionais contemporâneos em temas relevantes, que vão além do Controle Externo stricto sensu, com a participação de personalidades de referência nacional e internacional, o Instituto Rui Barbosa (IRB) está promovendo o “Curso de Estudos Avançados”.
As capacitações foram idealizadas pelo conselheiro Edilberto Pontes e têm como coordenador acadêmico o professor doutor Ignácio Maria Poveda Velasco, titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). A vice coordenação do curso é conduzida pela professora Doutora da USP, Ana Carla Bliacheriene.
O Curso de Estudos Avançados possui como público-alvo Conselheiros dos Tribunais de Contas de todo o Brasil, sendo composto por 10 encontros presenciais, totalizando 40h/a, com certificação expedida pelo IRB em parceria com a USP.

Durante os próximos encontros, que ocorrerão em 2023, serão abordados os temas: “A ética e a integridade como elementos fundantes da atuação das instituições”; “A questão demográfica e suas consequências econômicas e sociais”; “Federalismo, centralização e descentralização: as vantagens de ser grande sem sufocar as preferências locais”; “Democracia, populismo, informação e desinformação: riscos e possibilidades”; “O governo digital: as novas tecnologias de big data, blockchain e inteligência artificial (como aproveitar os ganhos de produtividade e promover a inclusão digital)”; e “Desenvolvimento econômico: porque o Brasil parou de crescer e o que fazer para destravar o País”.
* Com informações e fotos do IRB.