Tecnologia da Informação
Hackathon Low Code Day promove automatização e celeridade em projetos do TCE Ceará
07-06-23
- Detalhes

Com o objetivo de integrar, promover conhecimento e gerar produtos de valor, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará promoveu o Hackaton Low Code Day nesta quarta-feira (7/6), no espaço colaborativo do SebraeLab. "Plano de Compras Anual" foi o projeto vencedor, formado pela equipe Ivan Pereira, Huebert Melgaço e Mario Cézar.
A maratona de programação foi realizada de 8h às 17 horas, e contou com a participação do corpo funcional da Corte, com resultados na criação de projetos que solucionam problemas de forma criativa.

"Estou impressionado com a qualidade dos produtos e a competência da nossa Secretaria de TI, que entregaram produções com benefícios não só para o Tribunal, mas também para a sociedade, além do custo zero nas otimizações", destacou o presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, após conversar com os grupos e conferir todas as propostas.
A secretária de Tecnologia da Informação (STI), Cairamir Arruda, explicou sobre o impacto da iniciativa. "São processos que vieram de todos os setores do TCE, que serão automatizados e vão ter repercussão lá na ponta, inclusive na sociedade. Esse ambiente colaborativo, com atividade criativa, ajuda no engajamento da equipe, que busca encontrar soluções de forma célere", afirmou.
Com a utilização da plataforma Low Code Sydle, a STI percebeu a necessidade e a oportunidade de promover encontro voltado para trabalho intenso com o novo recurso. A maratona também possibilitou que profissionais de outros setores agregassem ao processo de produção.
Para o secretário adjunto de TI, Sávio Braga, a ação proporciona benefícios para os participantes e para o TCE Ceará. "O principal objetivo é o aprendizado. Nós temos oito desafios, demandas reais de projetos, que estavam represados e pretendemos acelerar o desenvolvimento dessas demandas."
A equipe vencedora foi premiada com o valor de R$ 1.000,00 e um kit com itens como: garrafas e copos térmicos, mochila, fones bluetooth, carregadores wireless, dentre outros. Os demais grupos também receberam brindes pela participação e dedicação.
Na avaliação dos projetos, foram considerados como critérios de pontuação a aderência ao tema, funcionalidade, continuidade, usabilidade e confiabilidade, além da apresentação e a colaboração em equipe.
O corpo de jurados foi formado pela chefe de Gabinete da Presidência, Juliana Lima; secretário de Governança, Auriço Oliveira; coordenadora de Educação Continuada, Extensão e Pós-Graduação, Eloisa Vidal; coordenador de Pesquisa, Inovação e Gestão da Informação, Raimir Holanda; gerente de Pesquisa e Inovação, Paulo Alcântara; e de forma remota participaram o professor da Universidade de São Paulo, Luciano Araújo; e o gerente da EloGroup, Felipe Drumond.
As ideias de projetos surgiram após consulta aos setores da Corte. Foram apresentadas mais de 30 propostas e, após um filtro, ficaram oito propostas para serem trabalhadas.
Confira abaixo os outros temas e equipes participantes: Monitoramento das Recomendações da Controladoria - Shalom Acássio, Roberto Freire e Bruno Saraiva
*Cadastramento de impedimentos e suspeições dos membros do TCE - Erivelton Gomes, Amanda Duarte, Antônio Leal e Gustavo Serpa
*Apuração de Irregularidade Disciplinar (Canal de Denúncias) - Cezário Luíz, Felipe Zschornack, Zacarias Gomes e Bruno Carneiro
*Indicadores de Produtividade - Victor Firmino, André Ferreira e Kleverland Formiga
*Plano de Compras Anual - Ivan Pereira, Huebert Melgaço e Mario Cézar
*SustenTCE - Mardem Paz, Carlos Renato Ferreira e Jane Braga
*Atualização de débitos e multas - Luiz Nogueira, Kleber Monte e Gustavo Serpa
*Apoio ao planejamento anual da Secretaria de Controle Externo - Renan Vasconcelos e Laura Santos
A iniciativa foi realizada em parceria com a EloGroup, que ofereceu mentoria online para os participantes durante a manhã para sanar dúvidas e colaborar com a construção. A programação também contou com palestra da diretora de Desenvolvimento e Sustentação de Sistemas do TCE Ceará, Lana Mesquita, que deu dicas para fazer uma boa apresentação de projeto.