Decretado luto oficial de três dias no TCE Ceará pelo falecimento do conselheiro Alexandre Figueiredo

17-06-24

Decretado luto oficial de três dias, no âmbito do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, em razão do falecimento do conselheiro decano Luís Alexandre Albuquerque Figueiredo de Paula Pessoa, no domingo (16/6).

O presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz, destacou na Portaria nº 417/2024 a trajetória de Alexandre Figueiredo, que além do devotado exercício profissional, exerceu as funções de presidente e vice-presidente da Corte de Contas e diretor-presidente da Escola de Capacitação Ministro Plácido Castelo.

O velório de Alexandre Figueiredo foi realizado na manhã desta segunda-feira (17), na Funerária Ethernus, e contou com a presença dos conselheiros, servidores e colaboradores da Corte de Contas, além de políticos, jornalistas, amigos e familiares.

Saiba mais

Natural de Sobral (CE), Alexandre Figueiredo tinha 66 anos. Foi empossado como conselheiro do Tribunal de Contas do Ceará em 29/6/95, após ser indicado por dez partidos políticos representados na Assembleia Legislativa (Alece).

Pós-graduado em Direito Constitucional, ingressou na política partidária em 1986, na sua primeira eleição para a Alece, pelo PMDB, quando recebeu a terceira maior votação para deputado estadual, sendo o quarto mais jovem. Marcou sua atuação como líder da bancada majoritária na Constituinte Estadual de 1989. Foi o deputado constituinte brasileiro que mais aprovou emendas, o único que é autor de um capítulo completo – Da Política Agrícola e Fundiária, contendo 19 artigos.