programas de tv e rádio

89 anos do TCE Ceará e Transição Responsável são temas nos canais de comunicação do Tribunal

10-10-24

O programa Acontece TV do Tribunal de Contas do Ceará destaca o aniversário de 89 anos da Corte. Na entrevista da semana, tema do videocast Conexão Cidadão, o assunto é transição governamental. Outros temas abordados no programa de TV são os quase 50 mil processos julgados nos 5 anos do Plenário Virtual, a preparação para a segunda Semana da Inovação e o Tribunal vai à Academia Cearense de Letras com o programa Leitores da Corte.

A plataforma Plenário Virtual, onde conselheiros e auditores analisam semanalmente os processos das Sessões do Pleno e das Câmaras, chegou à marca de quase 50 mil julgamentos em 5 anos da ferramenta. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TCE Ceará, em parceria com a Secretaria de Sessões, e facilitou a realização das reuniões colegiadas. Na matéria, o presidente do Tribunal, conselheiro Rholden Queiroz, e o secretário de Sessões, Frank Martins, ressaltam o papel da ferramenta na celeridade, transparência e segurança das informações.

“Criative-se” é o tema da II Semana de Inovação do TCE Ceará, evento que ocorrerá entres os dias 15 e 17 de outubro. Com o objetivo de falar sobre criatividade e incentivar a cultura de inovação, a programação contará com profissionais de destaque no cenário nacional no âmbito da inovação pública. A iniciativa é realizada por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC), e na reportagem, o coordenador de Pesquisa, Inovação e Gestão da Informação do IPC, Paulo Alcântara, explica melhor os objetivos do evento.

O clube de leitura do Tribunal, “Leitores da Corte”, realizou sua reunião mensal na Academia Cearense de Letras, onde puderam discutir o livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva. O grupo busca debater a leitura escolhida em um ambiente histórico e cultural da cidade, onde podem aproveitar para fazer uma visita guiada no local. Os leitores do grupo Paulo Alcântara e Edna Xavier comentam sobre a oportunidade.
 
Conexão Cidadão

Em um período pós-eleição municipal, O Tribunal de Contas do Ceará vai realizar um conjunto de ações de acompanhamento dos municípios, principalmente onde houve mudança de governo, chamado de “Transição Responsável”. Para entender melhor como será esse processo, os servidores da Diretoria de Fiscalização de Atos de Gestão I, Cristiano Goes (diretor) e Gilberto Bruno Oliveira, conversaram no Conexão Cidadão como será a atuação da Corte nesse processo.