aprimoramento
“Gestão e governança municipal” é tema de painel conduzido pelo TCE Ceará no Seminário Aprece Novos Gestores 2025
30-01-25
- Detalhes

Gestores recém-empossados ou reeleitos, suas equipes e demais interessados acompanharam a apresentação de boas práticas sobre administração pública durante o segundo dia do Seminário Aprece Novos Gestores 2025. Na programação desta quarta-feira (29/1), a conselheira ouvidora do TCE Ceará, Patrícia Saboya, foi uma das convidadas do painel “Gestão e governança municipal: desafios, avanços e perspectivas”.

Ela propôs a adesão dos gestores públicos à construção de uma Rede de Ouvidorias. O objetivo é a instituição e estruturação de ouvidorias municipais (executivo e legislativo) e a formação de uma rede de ouvidorias municipais voltada a agilizar e maximizar o atendimento às demandas da sociedade. “A transparência é fundamental para o aprimoramento das gestões. É nessa perspectiva que se encontram as ouvidorias e é necessário que as equipes que estão assumindo à frente dos seus municípios tenham um olhar diferenciado e vejam a Ouvidoria como uma aliada para uma boa administração”, sinalizou.
A conselheira Patrícia ressaltou que “nada melhor do que ouvir e saber o que a sociedade espera das gestões. O intuito é que essa rede ajude a fortalecer e facilitar a comunicação e o entendimento dos procedimentos, construindo uma aproximação ainda maior com a população e contando com a colaboração do cidadão para a compreensão das demandas do município”.
Painel sobre gestão e governança municipal
Os debates do painel temático foram mediados pelo diretor-geral do Instituto Plácido Castelo (IPC), Luis Eduardo Menezes. O momento foi de compartilhamento de experiências e apresentação de casos de sucesso no setor público. As exposições do painel destacaram também modelos de governança e gestão pública, gestão participativa, gestão municipal: desafios e possibilidades.
Para Luis Eduardo, “as capacitações oferecidas têm o objetivo de ampliar o entendimento sobre boa governança e fortalecer as gestões públicas. Durante os encontros, foram apresentadas ações inovadoras, debatidos os principais desafios enfrentados pelas administrações e avaliados os avanços obtidos até o momento. Além disso, as discussões permitiram o alinhamento de perspectivas, com foco na eficiência das gestões e na melhoria contínua dos processos administrativos”, afirmou.

Com o tema “Por uma gestão forte e qualificada”, o Seminário proporciona uma plataforma de soluções criativas e inovadoras para os desafios contemporâneos enfrentados pela administração pública local. O evento é uma realização da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), tem o TCE Ceará como um dos apoiadores e visa o desenvolvimento das competências essenciais dos gestores que estarão à frente dos municípios no quadriênio 2025-2028.
Seminário Novos Gestores Aprece 2025
A solenidade de abertura do evento, realizada nesta terça-feira (28/1), contou com a presença do presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz, que também acompanhou a palestra magna do governador Elmano de Freitas. O tema apresentado foi “Administração pública: desafios, limites e possibilidades para os novos gestores”.
No mesmo dia, o painel sobre “Gestão pública eficiente e transparente: desafios e oportunidades na aplicação e controle do orçamento público à luz da Lei de Responsabilidade Fiscal” foi mediado pelo secretário de Controle Externo do TCE Ceará, Marcel Albuquerque. Um dos palestrantes do painel foi o diretor de Contas de Gestão II do Tribunal, Igor Queiroz, que discutiu “Os principais achados do TCE nas prestações de contas, na perspectiva da eficiência e transparência pública”.