Educação continuada
Quarta edição do TCEduc Regional leva orientações sobre gestão pública ao município de Tianguá
09-06-26
- Detalhes

A última etapa do TCEduc Regional 2026 será realizada no dia 24 de junho (quarta-feira), no município de Tianguá. A programação ocorrerá a partir das 8 horas, no Auditório do Centro Universitário Inta (Uninta). O público poderá conferir palestras sobre primeira infância, saneamento básico, ouvidoria, prestação de contas municipais e a Nova Lei de Licitações e Contratos. A iniciativa do Tribunal de Contas do Ceará é conduzida pelo Instituto Plácido Castelo (IPC).
As inscrições estão abertas e
podem ser feitas por meio do IPCeduc, sistema de gestão educacional do TCE Ceará. Gestores públicos, servidores e a população de outros 14 municípios da região são convidados para a ação: Viçosa do Ceará, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipu, Pires Ferreira, Reriutaba, Frecheirinha, Graça, Pacujá e Mucambo.
Abrindo as atividades, a assessora da Presidência do TCE Ceará, Luciana Queiroz, ministrará a palestra “O Pacto Cearense pela Primeira Infância: transformando intenções em ações”. Na sequência, o servidor da Diretoria de Aprimoramento da Infraestrutura e Sustentabilidade Ambiental, José Almir da Silva, apresentará conteúdos relacionados às ações de saneamento básico. Encerrando a programação da manhã, a assessora administrativa da Ouvidoria, Derlange Maia, conduzirá a palestra “Ouvidoria: conheça o movimento que embala o controle social”.
No período da tarde, os participantes acompanharão o curso “Gestão Pública Municipal e Prestação de Contas – Instrução Normativa nº 01/2025”, ministrado pelo diretor de Contas de Gestão IV, Clóvis Celes. Em seguida, a consultora técnica da Procuradoria Jurídica do Tribunal, Ana Carolina Mesquita, apresentará a capacitação “Licitações e Contratações à luz da Lei nº 14.133/2021”.
Em 2027, o programa contará com sete iniciativas na modalidade regional. O intuito é ampliar o alcance das atividades educativas e fortalecer a aproximação institucional com os municípios e as regiões do Estado.
Serviço
TCEduc Regional em Tianguá
Data: 24 de junho (quarta-feira)
Horário: 8h
Local: Centro Universitário Inta (Uninta) - Rua Conselheiro João Lourenço, nº 406, Centro
Inscrições: IPCeduc (
ipceduc.tce.ce.gov.br)