Ação educativa
Turma do Curso de Psicologia da UFC participa de visita cidadã guiada no TCE Ceará
01-10-26
- Detalhes

Em mais uma edição voltada para o fortalecimento da cidadania, o TCE Ceará recebeu na quarta-feira (30/9), estudantes do Curso de Psicologia da Universidade Federal - UFC para a Visita Cidadã Guiada. O programa é uma ação conduzida por meio da Escola de Contas do Tribunal, o Instituto Plácido Castelo (IPC), e tem como propósito a divulgação e apresentação das atividades da Corte de Contas a alunos dos ensinos Médio e Superior.
Ao chegarem no Tribunal, os discentes foram recebidos pela colaboradora do IPC, Thaynara Figueiredo, que conduziu um momento inicial com uma palestra sobre as atribuições do TCE Ceará e a importância do controle social. A também pedagoga reforçou a necessidade da consciência coletiva em diferentes faixas etárias sobre temas como transparência e políticas públicas. “Quando recebemos alunos do Ensino Médio, levamos a importância das práticas de cidadania junto com o conhecimento básico sobre a atuação do Tribunal de Contas. Já com os alunos universitários, acabamos aprofundando um pouco mais as fiscalizações e refletimos de que forma eles podem contribuir diretamente na área de formação deles”, ressalta Thaynara.
Além da pedagoga, o momento educativo contou com as contribuições de outros representantes do TCE Ceará. O servidor da Coordenadoria de Educação Continuada, Extensão e Pós-Graduação, Virgílio Freire, abordou a relevância dos trabalhos desenvolvidos pelo Tribunal durante as eleições, como o envio da lista com os gestores e ex-gestores com contas irregulares à Justiça Eleitoral.
Já a psicóloga da Corte de Contas, Izabele Gomes, apresentou o papel da psicologia desenvolvido pela equipe de Gestão de Pessoas do TCE Ceará. Tendo em vista a graduação dos presentes, a servidora também explicou como são pensadas as ações de integração e desenvolvimento, que fazem parte do cotidiano do setor.
Ana Paula Vidal é uma das estudantes do curso de Psicologia da UFC, e acredita que “é importante saber de exemplos práticos do mercado de trabalho e buscar entender quais são os melhores caminhos para gerir instituições mais humanas. Por isso, eu gostei bastante de saber como funciona a gestão de pessoas aqui dentro e perceber como se dá o cuidado e a atenção às adversidades ao longo da carreira profissional”.
Ao final da palestra, os discentes responderam a uma pesquisa de satisfação acerca dos conhecimentos difundidos. Em seguida, os presentes foram conduzidos para a Secretaria de Controle Externo (Secex), última parada da visita, onde foram recepcionados pelos servidores Marcelo Picanço e Cristiano Goes. A professora Lúcia Siebra foi quem acompanhou os presentes e sempre traz classes para conhecer o TCE Ceará. “É uma oportunidade muito rica para todos os semestres que costumo trazer, porque eles conseguem experienciar algumas questões abordadas apenas em sala de aula, mas que eventualmente vão lidar nos estágios e no próprio mercado de trabalho”, afirma a docente.
Saiba como participar
Os interessados em organizar turmas para as visitas guiadas devem realizar agendamento prévio pelos canais do IPC. O contato pode ser feito pelo
e-mail ipc@tce.ce.gov.br, pelo
telefone (85) 3125-8522 ou pelo
WhatsApp (85) 3488-4855.