Acesso rápido

Corte de Contas do Ceará participa de evento do BID em Brasília

BID

José Alexsandre Fonseca da Silva, coordenador técnico da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), participará em Brasília, nesta terça e quarta-feira (13 e 14/5), da segunda reunião promovida pela representação brasileira do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para tratar de assuntos relativos à auditoria em projetos e programas financiados pela instituição, bem como do Plano de Ação para 2014.

Entre os temas a serem abordados está o programa de capacitação para 2014, a formalização do grupo de interlocução permanente com o BID e a adoção das Normas de Auditora Governamental (NAGs) pelos Tribunais. Foram convidados órgãos credenciados a realizar auditoria em projetos e programas financiados pelo Banco.

Para o coordenador Alexsandre da Silva essa parceria entre os TCs e o BID é de fundamental importância para o fortalecimento institucional dos representantes de controle externo do país, além de possibilitar o acesso às boas práticas de controle adotadas mundialmente.

O encontro tem como objetivo fortalecer a parceria entre órgãos de auditoria, formalizar a composição do Grupo de Trabalho, identificar oportunidades de melhorias na realização de auditorias de recursos externos e definir as demais ações de parceria entre órgão de Controle e o BID.

O TCE-CE faz parte do grupo de organizações nacionais voltadas para atividades de controle externo, autorizadas a realizar no Brasil o acompanhamento de projetos e programas financiados pelo BID. Em 11 de outubro de 2013, o presidente da Corte de Contas do Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, assinou protocolo de entendimento que habilita a instituição a realizar auditorias nos contratos de empréstimos e convênios de cooperação técnica, celebrados entre o BID e o Governo do Ceará.

O encontro, que definirá iniciativas que permitam fortalecer a parceria entre os órgãos de auditoria e o BID, colocará na discussão representantes dos Tribunais de Contas de Estados, Distrito Federal e Municípios, Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União, além de enviados do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).

Acontece TV

Podcast Conexão Cidadão