Presidente Valdomiro Távora defende aperfeiçoamento das ações dos Tribunais de Contas

encontro abertura2"Discutir 'O papel dos Tribunais de Contas frente às demandas sociais' é oportuno para o nosso fortalecimento e desenvolvimento institucional, no momento em que a sociedade clama por transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos. Desejo que consigamos aperfeiçoar nossas ações em busca do bem maior, que é contribuir para uma melhor qualidade de vida aos cidadãos brasileiros”. As palavras foram proferidas pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), conselheiro Valdomiro Távora, na abertura oficial do IV Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que acontece desta segunda a quarta-feira (4/8), no Centro de Eventos do Ceará.

Além do presidente Valdomiro Távora, compuseram a mesa de honra o vice-Governador do Ceará, Domingos Filho – representando o Governador Cid Gomes; o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o anfitrião do evento, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, conselheiro Francisco Aguiar; o ministro do TCU, Benjamim Zymler; o desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, Paulo Airton Albuquerque Filho; o presidente da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal; o senador Inácio Arruda; o presidente da Associação Nacional dos Auditores de Contas (Audicom), Marcos Bemquerer Costa; o ministro do TCU, Ubiratan Aguiar, o ex-presidente da Atricon, conselheiro Salomão Ribas (TCE-SC), entre outras autoridades.

Da Corte de Contas do Ceará, participam os conselheiros Edilberto Pontes (vice-presidente), Rholden Queiroz (corregedor), Soraia Victor, Patrícia Saboya, conselheiros substitutos Itacir Todero e Paulo César de Souza, e servidores de várias unidades.

A palestra de abertura, sob o tema “O Fenômeno das Ruas”, foi ministrada pelo chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), prof. Silvio Meira (UFPE). Segundo o palestrante, uma das possíveis soluções para a crise brasileira está no somátório da educação e oportunidade, o que pode gerar esperança de um futuro melhor.

A programação do primeiro dia do encontro prosseguiu com Reuniões Paralelas – Fórum de Aprimoramento dos TCs, Capacitação de Conselheiros: Controle da gestão previdenciária pública dos Tcs - e lançamento do livro de aniversário dos 60 anos do TCM-CE.