Alunos do curso de Direito da Unifor participam de visita guiada ao TCE

visita guiada uniforO Instituto Plácido Castelo (IPC), Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), promoveu nesta terça-feira (9/9) mais uma visita guiada dos alunos do cursos de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor) à Corte de Contas do Ceará.

Apresentar a rotina do TCE-CE e dar a oportunidade aos alunos de conciliarem a teoria vista em sala de aula ao conhecimento prático foram os principais objetivos do encontro.

Para a diretora executiva, Hilária Barreto, “esse projeto é uma abertura de portas para que os universitários conheçam as atividades do TCE e vivenciem a teoria com um conhecimento mais aprofundado”.

O evento é dividido em três momentos. Primeiramente, os acadêmicos são recepcionados no auditório da Escola de Contas, onde recebem as boas-vindas por parte dos gestores do IPC, Francisco Otávio de Miranda e Hilária Barreto, do secretário-geral, César Barreto, assim como do conselheiro decano Alexandre Figueiredo, diretor-presidente da Escola de Contas, que ressaltou a importância dos estagiários para o crescimento do TCE.

O secretário-geral César Barreto explanou sobre as divisões, atribuições e funcionamento da Corte de Contas. Em seguida, os participantes assistiram a um vídeo institucional, seguido de uma visão geral das principais atividades realizadas pelo IPC, sob a coordenação de Francisco Otávio e Hilária Barreto.

Os alunos foram acompanhados pelo professor do curso de Direito, Marcelo Ponte, e por Sidney Guerra, diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Unifor, que ressaltou a importância do descobrimento da vocação profissional. “Quanto mais cedo os alunos descobrirem o caminho a ser seguido, melhor.”

Da Escola de Contas, os quase cinquenta alunos, de diferentes semestres, seguiram para o prédio do TCE, onde acompanharam parte da Sessão do Pleno, realizada todas as terças-feiras, às 15 horas. Após agradecer a presença dos alunos e destacar a importância dessa abertura com as universidades, o Presidente do TCE, conselheiro Valdomiro Távora, apresentou os conselheiros, auditores e procurador-geral e falou sobre o andamento dos processos na Corte.

A programação foi proveitosa. Para Ana Isadora Ferreira de Araújo, aluna do 4º semestre, “é de grande importância saber como são realizados os serviços de contas do Estado do Ceará, porque muitas vezes estamos por fora do que acontece no controle externo”. Sara Rebeca Meneses da Silva, do 2º semestre, revela que a visita “foi muito gratificante até mesmo para ajudar na minha escolha profissional. Além de conhecer o TCE, eu agora sei o que é feito aqui dentro”.

Ao término da visita guiada, foi oferecido um coffee break, momento em que alunos, professores e gestores puderam desfrutar de um ambiente descontraído e conversar sobre como foi o dia e tirar mais algumas dúvidas. Os estudantes aproveitaram, também, para reforçar o desejo de retornar ao TCE, seja em uma segunda visita guiada, como estagiários ou, quem sabe, como servidores.