TCE Ceará Sustentável

Facebook TCE-CE Instagram TCE-CE Twitter TCE-CE Youtube TCE-CE Flickr TCE-CE Whatsapp TCE-CE

 
 

Tribunal de Contas do Ceará - 79 anos servindo a sociedade cearense


79anosExaminar e julgar a regularidade das contas dos gestores da Administração Pública Estadual a fim de assegurar que os recursos da população sejam aplicados para o bem comum. Essa é uma das missões do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), órgão que completa 79 anos neste domingo (5/10).

 

Criado pelo então governador Francisco Menezes Pimentel e instalado em 5 de outubro de 1935, o Tribunal de Contas do Ceará registra grandes conquistas na fiscalização dos gastos públicos e trabalha para garantir cada vez mais transparência ao cidadão,  reforçando junto à sociedade a importância do controle social.

 

Sua Escola de Contas Ministro Plácido Castelo (IPC) oferece capacitações nas modalidades presencial e à distância, abertos não só para servidores e jurisdicionados, mas para a sociedade de modo geral – e de forma gratuita.

 

Gestores escolares de todo o Ceará são qualificados em prestação de contas. Por meio do Programa Agente de Controle, estudantes de ensino médio, de escolas públicas e privadas, aprendem a importância de se tornarem fiscais dos gastos públicos, atuando em parceria com o TCE. Periodicamente, o Tribunal abre suas portas para estudantes universitários conhecerem na prática o funcionamento da Corte de Contas.

 

Visando aproximar ainda mais o Tribunal da sociedade o TCE possui criou, recentemente, sua Ouvidoria, espaço onde o cidadão pode se manifestar livremente (por telefone, fax, e-mail, SIC ou pessoalmente), tecer elogios, críticas, enviar sugestões e/ou contribuições.

 

Em sua terceira gestão como Presidente, o conselheiro Valdomiro Távora defende um Tribunal moderno, ágil e transparente. Na sua opinião, “fortalecendo o TCE como instrumento de cidadania, estaremos estimulando o controle social e, consequentemente, aperfeiçoando o controle externo e a transparência pública”.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.