Presidente do TCE-CE entrega ao governador eleito diagnóstico sobre áreas estratégicas

seminarioA publicação “Retratos do Brasil - O Ceará na Visão do Tribunal de Contas do Estado” foi entregue pelo presidente do Tribunal de Contas do Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, ao governador eleito Camilo Santana, durante o seminário “Pacto Pela Boa Governança: Um Retrato do Brasil”, que reuniu na tarde desta segunda-feira (17/11), em Brasília, os governantes eleitos este ano e os presidentes dos Tribunais de Contas da União e Estados.

Organizado pelo TCU, o encontro contou com debates sobre Infraestrutura, Educação, Previdência Social, Saúde e Segurança Pública. O objetivo é oferecer aos novos governantes diagnósticos elaborados pelos Tribunais de Contas sobre temas importantes para o País a fim de promover um diálogo interinstitucional federativo com foco no aperfeiçoamento da administração pública e no desenvolvimento integrado da nação, sempre em benefício da sociedade. Segundo o presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, “é um momento histórico para o controle externo e um momento ímpar para o Brasil. O TCU e os TCs estão unidos em torno de um pacto, resultado de um sonho”.

No Seminário, foi assinada a Carta de Brasília, uma proposta de indicadores de Boa Governança entregue aos governadores eleitos.A Carta lista os principais gargalos do país, a partir do estudo feito pelos Tribunais de Contas dos Estados. As informações foram sistematizadas e visam aperfeiçoar a administração pública e promover um  desenvolvimento nacional e integrado em benefício da sociedade.

No TCE-CE, o diagnóstico foi feito a partir de auditorias operacionais realizadas, nos anos de 2013 e 2014, nas áreas da Segurança Pública (Ronda do Quarteirão), Educação (Ensino Médio) e Infraestrutura (Sistemas de Abastecimento de Água em Comunidades Rurais).

Segundo o presidente Valdomiro Távora, os trabalhos realizados pela equipe de auditoria, coordenada pelo analista de controle externo, José Ricardo Moreira Dias, visam ampliar as ações do controle externo exercido pela Corte de Contas do Ceará, através de uma análise aprofundada em aspectos fundamentais da gestão pública, com destaque para a economicidade, a efetividade e a eficiência. “Nossa meta é contribuir para que haja cada vez mais uma boa governança”.

seminario2 portalO evento foi realizado em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB), as Confederações representantes dos sistemas produtivos nacionais – Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Confederação Nacional de Serviços (CNS) – além da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e do Fórum dos Conselhos de Fiscalização Profissional.

Clique aqui para acessar a publicação na íntegra.

Fotos: Divulgação TCU