Escola de Contas capacita gestores escolares e alunos em Sobral

cons-alexandreO Diretor-Presidente do IPC, Conselheiro Alexandre Figueiredo, fala sobre as ações da Escola de Contas aos gestores, em Sobral.Cerca de 150 pessoas – entre diretores, profissionais da área financeira e membros de Conselhos Escolares da rede estadual do Crede 6 - participaram do Curso de Qualificação de Gestores Escolares, promovido na quarta e quinta-feira (7 e 8/11) pelo Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), por meio da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC), em Sobral.

O programa faz parte de um investimento do Instituto para preparar os gestores em assuntos referentes ao planejamento financeiro das escolas. Este curso já qualificou, este ano, gestores de 13 municípios da Região do Cariri, no mês de junho. Também no primeiro semestre, Pacajus sediou a capacitação de gestores de seis municípios adjacentes.

O Diretor-Presidente do IPC, Conselheiro Alexandre Figueiredo, proferiu a palestra de abertura dos trabalhos, que contou com a participação da Secretaria de Educação, professora Valdízia Bezerra. Também presente ao evento, a Diretora-Executiva do IPC, Maria Hilária de Sá Barreto, destacou a importância do Tribunal em servir como facilitador e divulgador de ações de controle externo. O curso tem como instrutor o Diretor da 5ª Inspetoria de Controle Externo (ICE), Rubens Cezar Parente Nogueira. Também está presente em Sobral o Diretor de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós Graduação, Francisco Otávio de Miranda Bezerra.

Outra importante ação desenvolvida na quinta-feira (8/11) pelo IPC em Sobral foi o programa Agente de Controle. As práticas do Tribunal de Contas foram apresentadas de forma dinâmica e atraente na Escola de Educação Profissional de Sobral para mais de 400 alunos da rede pública de ensino.

O programa faz parte do trabalho do IPC e visa a interação entre o Tribunal e a sociedade, realçando a relevância da participação do jovem cidadão no controle social. “A participação dos grupos que vieram tem sido muito boa. São pessoas que vêm de outros municípios e estão participando bastante, mobilizados e engajados com o processo de aprendizagem”, avalia Pedro Henrique Alves Camelo, assessor da Escola de Contas.

Curso de Qualificação de Gestores Escolares
Quando:
7/11, das 14 às 18 horas e dia 8/11, das 8 às 18 horas
Onde: Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE-06)
Av. Dr. José Euclides Ferreira Gomes, s/n – Colinas – Sobral (CE)

Programa Agente de Controle
Quando: 8 de novembro Das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas
Onde: Escola de Educação Profissional de Sobral
Av. John Sanford 01, s/n – Conjunto Habitacional Dom José – Sobral (CE)