Soraia Thomaz Dias Victor

cons soraya composicao1Primeira mulher Conselheira desta Corte de Contas, ingressou em outubro de 2003, na vaga de livre nomeação do Governador do Estado. Em dezembro do mesmo ano foi eleita Presidente, por unanimidade, para o biênio 2004-2005, em sua gestão deixou a marca da modernização nos procedimentos de trabalho implantando o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, Plano de Auditoria anualizado e priorizando e agilizando a instrução e julgamento de processos, para atingir este objetivo implantou a certificação ISO 9001 nos processo de contas. Este legado se perpetua com a recertificação no ano de 2011, com base na Norma ISO 9001:9008.

Graduada em Engenharia Civil e Direito pela Universidade de Fortaleza, cursou Ciências Econômicas na Universidade Federal do Ceará, cursou especialização em Administração da Qualidade pela Universidade Federal do Ceará em parceria com a FIEC e Direito Constitucional pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC).

Servidora de carreira da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, tendo ocupado os mais diversos Cargos em várias secretarias, dentre elas: Assessora da Divisão de Projetos e Fiscalização de Obras, Diretora do Departamento de Prédios e Aparelhamentos Educacionais ambos na Secretaria da Educação; exerceu a função de auditora de controle interno do Governo Estadual, em função de participação em processo seletivo; Diretora do Departamento de Modernização Administrativa na então Secretaria da Administração, chegando a ser posteriormente Secretária de Estado daquela pasta; Diretora da Divisão do Cheque Salário, Membro do Comitê de Coordenação para Implantação do Projeto da Qualidade Total da SEFAZ; Coordenadora de Administração Fazendária para a área de Recursos Humanos na Secretaria da Fazenda; Subsecretária e, posteriormente, Secretária Executiva da então Secretaria do Planejamento e Coordenação. Foi membro da Comissão Central de Licitação da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Atualmente é membro do Conselho Fiscal do Instituto Rui Barbosa que congrega todos os Tribunais de Contas do Brasil.

Desenvolveu e Coordenou diversos Projetos tais como o de Recuperação de 615 escolas (SEDUC/1991) no prazo de 90 (noventa) dias, participou da implantação do Manual Básico de Organização do Estado do Ceará - MBO (SEAD - 1993), coordenou e implantou o Plano de Cargos e Carreiras da SEFAZ (1996) e participou da implantação do novo Modelo de Gestão da SEFAZ (1997). Coordenou e implantou o processo de reestruturação da SEPLAN e IPLANCE (1998) e o processo de qualificação da ISO 9001, do Departamento Gráfico da Secretaria da Administração, bem como de sua continuidade da certificação (1999-2000), mudando o paradigma de impressão do Diário Oficial do Estado. Participou da implantação, no âmbito do Poder Executivo, da Rede Governamental - REGAV (1999).

Participou em viagens internacionais como Chefe da Delegação Cearense à Índia, para viabilizar o Programa Ce@rá Digital, para desenvolvimento de empresas cearenses na área de desenvolvimento de softwares (2001); da Delegação Brasileira à Inglaterra no encontro de países em desenvolvimento, Brasil, Índia e China, como única representante de um governo subnacional (2000) e como representante do Governo Cearense em missão de Estudo Análise e Avaliação do Sistema e Políticas Educacionais de Singapura, Austrália e Nova Zelândia, promovido pelo Banco Mundial (2001).