Servidor do TCE apresenta estudo de caso durante Congresso de Contabilidade


manuel contabilidade“A Adoção da Dinâmica de Grupo em Sala de Aula: Um Estudo de Caso.” Este foi o tema do trabalho apresentado por Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior, servidor da Gerência de Fiscalização de Operações de Crédito Externas e Tecnologia da Informação, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, durante o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, terça-feira (13/9), na sala 5B, do Centro de Eventos do Ceará.

 

O trabalho de Manuel Salgueiro também teve como autora sua aluna, Karoline Rodrigues Sobreira. “Tendo em vista as mudanças e inovações tecnológicas que ocorrem diariamente, percebe-se a necessidade dos professores se aperfeiçoarem. Nesse contexto, é imperativo modificar as relações em sala de aula, promovendo atividades diferenciadas, que permitam o desempenho ativo dos alunos, afastando a concepção usual de que os professores são os únicos responsáveis por esse papel. Nesse sentido, pode se trabalhar a dinâmica de grupo como uma maneira de auxiliar na aplicação das metodologias de ensino, por favorecer a adoção dos atributos desejados. Desta forma, o trabalho possui o propósito de analisar o resultado da adoção da dinâmica de grupo e observar a percepção dos alunos acerca dessa prática.”

 

Para a realização do estudo, efetuou-se uma revisão bibliográfica seguida por um estudo de caso, no qual foi realizada uma dinâmica de grupo com a turma de Contabilidade Geral da Universidade Estadual do Ceará.

 

Os trabalhos Científicos e Técnicos fizeram parte da programação da 20ª edição do Congresso Brasileiro de Contabilidade. O evento nacional aconteceu entre os dias 11 e 14 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, reunindo cerca de oito mil pessoas, entre profissionais e estudantes da área, para debater o tema central “Contabilidade: transparência para o controle social”.

 

A abertura foi realizada domingo (11/9) e contou com a presente do presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, que compôs a mesa de honra ao lado do governador do Estado, Camilo Santana, do Ministro do TCU, Augusto Nardes, e demais autoridades. Da Corte de Contas cearense participaram do evento os servidores José Wesmey da Silva (controlador), Alexandre Rosa Reis, José Antônio Capelo Laje, Tatiane Cavalcante Pimenta Gomes e Maria do Nascimento Arruda.


Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666 - ouvidoria@tce.ce.gov.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.