TCE e IPC iniciam I Enauti

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e o Instituto Plácido Castelo (IPC) iniciaram, nesta quinta-feira (24), o I Encontro Nacional de Auditores de Tecnologia da Informação (I ENAUTI), evento que transcorre até esta sexta-feira (25), no Hotel Luzeiros. Mais de 150 participantes, representando 19 estados, participam do evento, cuja programação se desdobra em palestras, apresentação de cases e minicursos.

ENAUTI 01

Na solenidade de abertura do evento, o presidente do TCE-CE, conselheiro Valdomiro Távora, destacou a importância do Encontro e salientou que a Auditoria de Tecnologia da Informação é de relevante importância no processo de gestão pública, pois auxilia o controle das ações de governo e o Controle Social. "Pretende-se trocar experiências, promover o desenvolvimento interinstitucional do tema e aproximar equipes que atuam nessa área", ressaltou.

O diretor-presidente do IPC, conselheiro Alexandre Figueiredo, destacou o surgimento do ENAUTI como uma iniciativa da área de controle externo do Estado do Ceará, ressaltando o pioneirismo do Instituto e do TCE-CE na promoção do evento. "Foi também no Tribunal de Contas do Ceará que foi criada a primeira Inspetoria que atua na área de TI", frisou, em referência à 13ª Inspetoria de Controle Externo (ICE), cujo diretor, Raimir Holanda Filho, é um dos coordenadores do Encontro.

ENAUTI 02

Os conselheiros Valdomiro Távora e Alexandre Figueiredo compuseram a mesa de abertura dos trabalhos, bem como o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz; o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Severiano Costandrade (TCE-TO); o conselheiro Edilberto Pontes (TCE-CE); o procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Rholden Queiroz; o diretor da 13ª ICE do TCE-CE, Raimir Holanda Filho; e Haroldo Albuquerque, na ocasião representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio Bezerra.

PALESTRA DE ABERTURA - O início dos trabalhos ficou a cargo do ministro do TCU, Aroldo Cedraz, cuja palestra tratou do tema Governança de Tecnologia da Informação na Administração Pública. O palestrante destacou o amadurecimento das ações de TI por parte dos órgãos públicos federais, bem como expôs um diagnóstico feito pelo Tribunal quanto às ações federais no que se refere à área. "Não há área do conhecimento que não esteja permeada pela Tecnologia da Informação", defendeu o ministro, para quem "a TI deve agregar valor ao negócio".

O presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Severiano Costandrade, avaliou que, com a vigência, desde o último dia 16 de maio, da Lei Geral de Acesso à Informação, as Cortes de Contas têm maior necessidade de prestar informações à população. "Não podemos fugir a este caminho. Temos que nos modernizar", sustentou, parabenizando TCU, Controladoria Geral da União (CGU) e outros Tribunais de Contas pela participação maciça de analistas de TI no I ENAUTI.