TCE reafirma interesse em fortalecer parceria com BID


VALDOMIRO 22A representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mónica Merlo, foi recebida pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, na tarde desta quinta-feira (21), em seu gabinete.

 

Especialista Sênior em Gestão Financeira, Mônica Merlo veio propor uma parceria com o TCE-CE para a realização de auditoria externa nos Contratos de Empréstimos e Convênios de Cooperação Técnica, celebrados entre o BID e o Estado do Ceará, nos moldes como hoje já é realizado com o BIRD. A proposta foi aceita pelo Presidente da Corte de Contas do Ceará, que demonstrou muito interesse em iniciar o projeto-piloto.

 

"Nossa intenção é estreitar o vínculo com o Tribunal de Contas do Ceará no que se refere aos programas financiados pela instituição, com contrapartida do Governo do Estado", ressaltou Mónica Merlo. Na opinião do conselheiro Valdomiro Távora, o intercâmbio entre o TCE-CE e o BID representará um grande passo para aprimorar as atividades de controle externo.

 

Quando o Protocolo de Entendimento for oficialmente firmado, serão estabelecidos os procedimentos a serem adotados pelo Tribunal na realização de trabalhos de auditoria dos Projetos e Programas financiados pelo Banco. Na ocasião, devem ser definidos os compromissos do Banco em apoio à Corte de Contas do Ceará. De 17 a 21 de setembro, uma equipe do BID deve vir a Fortaleza para iniciar esse intercâmbio. Parceria semelhante entre o BID e tribunais de contas foi firmada no Paraná, Bahia, Santa Catarina, Distrito Federal e Minas Gerais.

 

Presenciaram a reunião a secretária de Controle Externo do TCE-CE, Giovanna Adjafre, o diretor de Fiscalização do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Juraci Muniz Júnior, e o coordenador da Comissão Responsável pela Operação SWAP, José Alexsandre Fonseca da Silva.


Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666 - ouvidoria@tce.ce.gov.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.