Tribunal de Contas do Estado do Ceará

Logo Portal da Transparência TCE-CE

Acessibilidade

marker-blue

Garantir “acessibilidade” ao novo Portal da Transparência do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). Esse é um dos pontos de destaque no projeto de reformulação da página eletrônica. O novo Portal do TCE-CE é mais um canal e uma ferramenta de comunicação com o cidadão e visa dar mais eficiência estimulando o uso de uma linguagem direta. A Corte de Contas cearense quer garantir, com isso, não só o direito de acessar as informações, mas de acessá-las da forma mais fácil, com o uso de equipamentos e programas adequados, com conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos.

acessibilidade

O novo Portal do TCE-CE dispõe, também, de ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, incluindo cegueira, miopia, acuidade visual fraca, visão embaçada e daltonismo. Quem tem alguma dessas deficiências poderá aumentar o texto, mudar sua cor ou mudar a cor de fundo da página. Se o documento está em porcentagens a tela pode ser ampliada ou diminuída de acordo com as necessidades do usuário. O novo site é adaptado para utilizar o programa leitor de telas, que possibilita a narração automática de textos e das ações dos usuários, tornando mais fácil a execução de tarefas no micro para cegos ou pessoas com baixa visão.

Outros instrumentos para garantir um maior acesso às informações ainda serão implementados até o final deste ano. Entre eles está o Portal da Transparência do TCE-CE, que terá, em seu conteúdo, informações que permitirão ao cidadão acompanhar como o dinheiro público está sendo utilizado e como contribuir na fiscalização dos gastos.

A acessibilidade na Internet engloba os seguintes fatores:

      • Sites e Aplicações: desenvolvidos de forma que as pessoas possam navegar e interagir.
      • Navegadores, tocadores de mídias e ferramentas: devem possuir meios de comunicação com tecnologias especialmente criadas para pessoas com deficiência, permitindo assim o acesso à Internet.
      • Ferramentas de autoria e outras tecnologias: blogs, Twitter, mensagens instantâneas e outros produtos utilizados para produção de conteúdo na Internet.

 

Saiba mais sobre Acessibilidade:

decreto Leis e decretos

dicaDicas, links e recursos úteis 

 telaSoftwares Gratuitos para Leitores de tela e tecnologias assistivas

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.