Facebook TCE-CE Twitter TCE-CE Youtube TCE-CE Whatsapp TCE-CE


Estações de Metrô – Pe. Cícero e Juscelino Kubitschek

Apresentação

 estacao1

 

O Projeto do Metrô de Fortaleza (METROFOR) tem como objetivo atender à demanda de transporte de passageiros na Região Metropolitana de Fortaleza, especialmente à população dos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba. As Estações Padre Cícero e Juscelino Kubitschek (anteriormente denominada Montese) são dois projetos de melhoria da mobilidade urbana da cidade de Fortaleza que foram antecipados para a Copa 2014. A obra, que faz parte do projeto da Linha Sul, está entre as prioridades do governo e utilizará recursos provenientes do Tesouro Federal (financiamento) e Estadual. As ações governamentais necessárias à realização da Copa das Confederações Fifa 2013 e da Copa do Mundo Fifa 2014 estão divididas de acordo com a Matriz de Responsabilidades que celebraram os entes envolvidos. Os Tribunais de Contas responsáveis pelo controle externo e fiscalização desses entes assinaram Protocolo de Intenções com o objetivo de articular esforços, formar parcerias e trocar informações, por meio do estabelecimento de compromissos e ações conjuntas, para viabilizar o apoio a ações de fiscalização dos recursos públicos aplicados para a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014. As ações referentes a obra das Estações são demonstradas a seguir:

 

Ação

Valor (em R$ milhões)

Prazo

Responsabilidade

Início

Conclusão

Recursos

Execução

Projeto Básico

0,8

abr/10

set/10

Governo Estadual

Governo Estadual

Desapropriações

1,0

jul/10

jun/11

Governo Estadual

Governo Estadual

Obras

33,2

mar/11

dez/12

Governo Federal

(Financiamento CAIXA)

Governo Estadual

 Fonte: Matriz de Responsabilidades (2010).

 

A primeira Estação será localizada na Av. José Bastos, próxima ao campo do Ceará Sporting Clube. Esta unidade será de superfície, com bilheterias e bloqueio localizados no nível superior, com acesso por rampas e passarelas. As salas técnicas e operacionais serão localizadas em terreno diverso, do outro lado da Av. José Bastos, com acesso via passarela.


A Estação Juscelino Kubistchek será localizada entre a Av. João Pessoa, Rua João Nepomuceno e Rua Alagoas. Esta será elevada com plataformas laterais, com mezanino de integração entre as duas plataformas, onde serão localizadas as salas técnicas e operacionais. O hall de bilheterias e bloqueios será no nível térreo, posicionado entre dois conjuntos de lojas, caracterizando galeria comercial e de passagem.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas.