TCE Ceará Sustentável

Facebook TCE-CE Instagram TCE-CE Twitter TCE-CE Youtube TCE-CE Flickr TCE-CE Whatsapp TCE-CE

Tribunal de Contas do Ceará realiza auditoria em quadras esportivas do Estado

09.10.15

aferi tecnica OK portalA 11ª Inspetoria de Controle Externo (ICE) do Tribunal de Contas do Estado do Ceará está realizando Auditoria de Conformidade nos contratos celebrados com a Secretaria da Educação (Seduc), com a interveniência do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), para construção de quadras esportivas cobertas em estrutura metálica.

 

A auditoria iniciou com análises documentais dos projetos enviados pelos órgãos e, posteriormente, com inspeções realizadas in loco pelos analistas de Controle Externo da 11ª Inspetoria, Ricardo Salmito Rodrigues e Harisson Marques Cardoso.

 

A análise consiste essencialmente em averiguar comprovação da existência de projeto estrutural; conformidade dos projetos estruturais com os aferidos in loco; existência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do projetista estrutural, execução e fiscalização da obra; e se há conservação dos elementos executados.

 

Durante 10 dias, as quadras esportivas da Região Metropolitana de Fortaleza, Regiões Norte e do Cariri, construídas com recursos estaduais, estão passando por inspeções, com o objetivo de prevenir acidentes e, assim, melhorar a qualidade dos equipamentos. “Nosso foco é analisar se a estrutura metálica está de acordo com o projeto”, ressalta Ricardo Salmito.

 

Após a fase de coleta de dados, será feito um relatório de auditoria de inspeção com a conclusão dos trabalhos. O resultado, com os achados da auditoria, será enviado à Seduc, para as devidas providências.

 

auditoria quadra portalOs trabalhos de auditorias fazem parte da programação de atividades exercidas pelas Inspetorias de Controle Externo do TCE Ceará.

 

Saiba mais

 

O Governo do Estado do Ceará investiu R$ 45,77 milhões, referentes a 66 contratos firmados entre a Seduc e empresas contratadas pela Secretaria, entre 2012 e 2014, visando a construção de quadras esportivas cobertas em estruturas metálicas. Deste total, R$ 25,87 milhões só em 2014 – este último é o que está sendo auditado pelo TCE Ceará.

 

No ano de 2012, após a ruína de uma quadra coberta em estrutura metálica, a equipe de auditoria da 11ª ICE constatou a não existência de projeto estrutural para aquele equipamento. Por essa razão,  após veiculação de reportagens divulgadas pela impressa local sobre desabamento de quadras de esportes no Estado do Ceará, e devido a quantidade de recursos envolvidos nesses equipamentos públicos, desencadeou a necessidade de um trabalhado mais aprofundado pela Unidade Técnica especializada.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.