Tribunal de Contas do Ceará realiza auditoria em quadras esportivas do Estado

09-10-15

aferi tecnica OK portalA 11ª Inspetoria de Controle Externo (ICE) do Tribunal de Contas do Estado do Ceará está realizando Auditoria de Conformidade nos contratos celebrados com a Secretaria da Educação (Seduc), com a interveniência do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), para construção de quadras esportivas cobertas em estrutura metálica.

 

A auditoria iniciou com análises documentais dos projetos enviados pelos órgãos e, posteriormente, com inspeções realizadas in loco pelos analistas de Controle Externo da 11ª Inspetoria, Ricardo Salmito Rodrigues e Harisson Marques Cardoso.

 

A análise consiste essencialmente em averiguar comprovação da existência de projeto estrutural; conformidade dos projetos estruturais com os aferidos in loco; existência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do projetista estrutural, execução e fiscalização da obra; e se há conservação dos elementos executados.

 

Durante 10 dias, as quadras esportivas da Região Metropolitana de Fortaleza, Regiões Norte e do Cariri, construídas com recursos estaduais, estão passando por inspeções, com o objetivo de prevenir acidentes e, assim, melhorar a qualidade dos equipamentos. “Nosso foco é analisar se a estrutura metálica está de acordo com o projeto”, ressalta Ricardo Salmito.

 

Após a fase de coleta de dados, será feito um relatório de auditoria de inspeção com a conclusão dos trabalhos. O resultado, com os achados da auditoria, será enviado à Seduc, para as devidas providências.

 

auditoria quadra portalOs trabalhos de auditorias fazem parte da programação de atividades exercidas pelas Inspetorias de Controle Externo do TCE Ceará.

 

Saiba mais

 

O Governo do Estado do Ceará investiu R$ 45,77 milhões, referentes a 66 contratos firmados entre a Seduc e empresas contratadas pela Secretaria, entre 2012 e 2014, visando a construção de quadras esportivas cobertas em estruturas metálicas. Deste total, R$ 25,87 milhões só em 2014 – este último é o que está sendo auditado pelo TCE Ceará.

 

No ano de 2012, após a ruína de uma quadra coberta em estrutura metálica, a equipe de auditoria da 11ª ICE constatou a não existência de projeto estrutural para aquele equipamento. Por essa razão,  após veiculação de reportagens divulgadas pela impressa local sobre desabamento de quadras de esportes no Estado do Ceará, e devido a quantidade de recursos envolvidos nesses equipamentos públicos, desencadeou a necessidade de um trabalhado mais aprofundado pela Unidade Técnica especializada.


Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666 - ouvidoria@tce.ce.gov.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.