TCE Ceará Sustentável

Facebook TCE-CE Instagram TCE-CE Twitter TCE-CE Youtube TCE-CE Flickr TCE-CE Whatsapp TCE-CE

Atricon topo-site-atricon

Exibir # 
Filtro

06/11/2019 sites

“Tribunal de Contas do Século XXI” e Revista Técnica serão lançados em Congresso Internacional

O livro “Tribunal de Contas do Século XXI” e a “Revista Técnica dos Tribunais de Contas (RTTC)” serão lançados no próximo dia 13 de novembro (quarta-feira), às 15h30, durante o I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, que acontecerá de 11 a 14/11, em Foz do Iguaçu (PR). As publicações são coordenadas pelo Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes, presidente do TCE Ceará.

05/11/2019 sites

TCE Ceará realiza levantamento sobre municipalização do trânsito

O Tribunal de Contas do Ceará vai realizar, a partir de 11 de novembro (segunda-feira), um levantamento de informações sobre a Municipalização do Trânsito no Estado. A ação está em observância às atribuições desta Corte conferidas pelo art. 1º da Lei Orgânica nº 12.509/1995, com redação dada pela Lei nº 16.819/2019.

04/11/2019 sites

TCE Ceará é sede de debate sobre aplicação das normas jurídicas brasileiras e lei de abuso de autori

“Do regular uso ao abuso: os impactos da LINDB e da nova lei de abuso de autoridade no controle da Administração Pública”. Essa foi a temática do debate, sediado no Tribunal de Contas do Estado do Ceará, na manhã desta sexta-feira (1º/11). A discussão sobre o assunto foi mediada pelo presidente da corte cearense, conselheiro Edilberto Pontes, e teve como debatedores os auditores de Controle Externo, Ismar Viana (TCE Sergipe) e Odilon Cavallari (Tribunal de Contas da União).

31/10/2019 sites

Colegiado do TCE-CE julgou 37 processos na sessão plenária desta semana

Foram julgados pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará, na sessão plenária desta semana (29/10), 37 processos, envolvendo recursos municipais e estaduais. Os trabalhos da sessão foram conduzidos pelo conselheiro Rholden Queiroz, presidente em exercício da Corte de Contas.

29/10/2019 sites

TCE Ceará – Especialização “Políticas Públicas e Cidades Inteligentes” tem inscrições prorrogadas at

Devido a grande demanda e necessidade de tramitar as inscrições adicionais requeridas por servidores públicos, foram reabertas, até o dia 31 de outubro, as inscrições da especialização “Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Smart Cities), promovida pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). A pós-graduação acontecerá em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará.

29/10/2019 sites

TCE Ceará e Comitê da Educação do IRB conhecem ações educacionais de destaque em Sobral

Representantes do TCE Ceará e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) visitaram escolas da rede de ensino do Município de Sobral, durante toda a sexta-feira (25/10). A rede municipal de ensino é considerada a melhor do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação. Em 2005, o Município estava na posição 1.366º, e hoje ocupa o primeiro lugar no ranking nacional, com 9,1 (5º ano do ensino fundamental) e 7,2 (para o 9º ano).

21/10/2019

TCE Ceará abre inscrições para Hackathon: “Combatendo a corrupção com inteligência colaborativa”

Estão abertas as inscrições para o Hackaton, primeiro concurso cultural de tecnologia e inovação promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Os interessados devem acessar a página de inscrição a partir desta sexta-feira (18/10) até 10 de novembro.

21/10/2019 sites

TCE-CE: Presidente Edilberto Pontes destaca formas de contratação dos serviços do Sistema S

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Edilberto Pontes, palestrou na tarde desta sexta-feira (18/10), sobre “O Sistema S e as Contratações com os Municípios”. A explanação fez parte da programação do I Congresso de Municípios Cearenses (CoMCe), de iniciativa da Associação dos Municípios (Aprece). “Como diz a Constituição, a licitação é a regra. Vivemos em uma república e não podemos contratar correligionários. As oportunidades devem ser iguais para qualquer pessoa, com o melhor preço”, destacou.

18/10/2019 sites

Gestores públicos debatem integração do controle governamental durante seminário no TCE Ceará

“Tudo o que não tem um bom controle, tende a degenerar. Quanto mais intensa for a interação entre os controles interno e externo, ganham a sociedade e a administração pública. A nossa responsabilidade como instituição governamental é imensurável, e ter esse espaço bem estruturado é fundamental”. Essas foram palavras proferidas pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, na abertura do Seminário “Controle Interno e Externo da Administração Pública: compartilhando boas práticas de cooperação”, nesta quinta-feira (17/10).

16/10/2019 sites

Mais celeridade: Tribunal de Contas do Ceará aprova sessões virtuais

O colegiado do TCE Ceará aprovou, nesta terça-feira (15/10), a Resolução Administrativa nº 10/2019, que prevê a utilização de sessões em ambiente eletrônico. Além de dar mais celeridade à análise dos processos, otimizando a função judicante, o Plenário Virtual vai racionalizar o tempo nas sessões de julgamento e gerar mais economicidade para o órgão. O TCE Ceará é o quarto Tribunal de Contas do Brasil a implantar o processo de votação em ambiente virtual e a primeira Corte de Contas a julgar virtualmente todas as espécies processuais.

11/10/2019 sites

Uso de novas tecnologias na administração pública é tema do TCE Analytics Day

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará vai realizar, no próximo dia 18 de outubro (sexta-feira), o TCE Analytics Day, um dia inteiro de programação sobre o uso das novas tecnologias na administração pública. O evento, uma iniciativa da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Corte, acontecerá no plenário do Edifício 5 de Outubro, de 8h30 às 17 horas. A abertura será feita pelo presidente, conselheiro Edilberto Pontes.

09/10/2019 sites

TCEduc reúne mais de mil participantes durante capacitações em Brejo Santo

A 8ª etapa do TCEduc iniciou nesta terça-feira (9/10), em Brejo Santo, no Sul do Ceará. O programa de educação continuada do TCE Ceará, por meio da Escola de Contas e Gestão Instituto Plácido Castelo (IPC), contemplou 1.127 pessoas na cidade-sede e nos municípios de Abaiara, Aurora, Barro, Jati, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Penaforte e Porteiras. Nesta quinta-feira (10/10), a equipe do TCEduc segue para o Crato, e contará com a presença do presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes.

07/10/2019 sites

Especialização sobre “Políticas Públicas e Cidades Inteligentes” tem inscrições até 9 de outubro

“Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Smart Cities)” é o tema central da especialização a ser promovida pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE Ceará). As inscrições para o processo seletivo online foram prorrogadas até o dia 9 de outubro. Serão ofertadas 110 vagas.

07/10/2019 sites

Controle interno e externo da administração pública será o Seminário promovido pelo TCE Ceará

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará, por meio da Escola de Gestão Instituto Plácido Castelo (IPC), promoverá no próximo dia 17 de outubro (quinta-feira), o “Seminário Controle Interno e Externo da Administração Pública: compartilhando boas práticas de cooperação”. O evento acontecerá no Plenário da corte cearense, Edifício 5 de Outubro, a partir das 8h30. A abertura será feita pelo diretor-presidente do IPC, conselheiro decano Alexandre Figueiredo.

04/10/2019 sites

Serviços públicos melhores

Melhorar o setor público é um grande desafio. Como quebrar a dinâmica que muitas vezes leva a administração pública a trabalhar abaixo de seu potencial, entregando serviços aquém do que poderia fornecer, prejudicando a população, principalmente os mais necessitados? Em um quadro de graves restrições orçamentárias, a premência de fazer mais com menos torna-se evidente.

03/10/2019 sites

TCEduc realiza atividades de formação em Brejo Santo e Crato

A 8ª edição do TCEduc acontecerá nos dias 8 e 10 de outubro (terça e quinta-feira), em Brejo Santo e Crato, sob a coordenação da Escola de Contas e Gestão do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo. 17 municípios da região serão contemplados com as seis capacitações simultâneas, voltadas a gestores e operadores dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, abrangendo, ainda, atividades destinadas à sociedade e ao público estudantil. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis por meio do site do IPC.

03/10/2019 sites

TCE Ceará recebe reconhecimento por boas condutas de valorização do Legislativo Municipal

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará recebeu, nesta quarta-feira (2/10), a medalha “Top Legislativo”, concedida pela União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC). A condecoração foi entregue por representantes da instituição ao vice-presidente da corte cearense, conselheiro Rholden Queiroz, no exercício da Presidência.

30/09/2019 sites

Iniciativas de gestores municipais e estaduais serão premiadas com o Selo TCE Ceará Sustentável

Foi prorrogado, até o dia 18 de outubro (sexta-feira), o prazo de inscrição para o Selo TCE Ceará Sustentável – Edição 2019. Toda ação, projeto, prática ou campanha alinhados com um ou mais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), descritos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), podem participar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo portal institucional do Tribunal de Contas, através do preenchimento completo do “Formulário de Inscrição”.

27/09/2019 sites

Tribunal de Contas do Ceará vai premiar iniciativas sustentáveis de gestores municipais e estaduais

Está aberto, até a próxima segunda-feira, dia 30 de setembro, o prazo de inscrição para o Selo TCE Ceará Sustentável – Edição 2019. Toda ação, projeto, prática ou campanha alinhados com um ou mais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), descritos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), podem participar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo portal institucional do Tribunal de Contas, através do preenchimento completo do “Formulário de Inscrição”.

26/09/2019 sites

TCE Ceará e Escolas de Governo firmam cooperação técnica para aprimoramento de formações educacionai

Com o intuito de estabelecer colaboração mútua no processo de capacitação de servidores públicos, o Tribunal de Contas do Ceará, por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC), e a Rede de Escolas de Governo do Estado assinaram, nesta quarta-feira (25/9), no TCE, um termo de cooperação técnica.

20/09/2019 sites

Presidente Edilberto Pontes palestra sobre reforma da previdência e crise financeira

“O diálogo democrático entre as instituições é altamente salutar, os poderes devem ser independentes, mas também harmônicos.” A afirmação foi feita pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, que participou do Painel II – Reforma da Previdência e Crise Financeira Estadual do XXXI Fórum Nacional – Tributos, Previdência e Infraestrutura: como voltar a crescer”, realizado na tarde desta quinta-feira (19/9), no Rio de Janeiro. O evento prossegue na sexta (20/9).

20/09/2019 sites

TCEduc finaliza 7ª etapa em Iguatu e alcança mais de 12 mil participantes

Foram concluídas, em Iguatu, as atividades da 7ª edição do TCEduc, programa de educação continuada do TCE Ceará, por meio da Escola de Contas e Gestão Instituto Plácido Castelo. Além do município, Acopiara, Cariús, Catarina, Jucás, Quixelô e Várzea Alegre também receberam as capacitações, nesta quinta-feira (19/9). O projeto já alcançou 12.158 pessoas no interior cearense.

19/09/2019 sites

TCE Ceará inaugura Espaço Verde e amplia ações de sustentabilidade

“A criação deste ambiente é um símbolo da nossa preocupação e empenho com as ações de sustentabilidade. Ser sustentável é fundamental. Valorizamos essas iniciativas e queremos que entrem no sangue da instituição, que façam parte dos nossos valores do dia a dia.” As palavras foram ditas pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, durante a inauguração do Espaço Verde TCE, na manhã desta quarta-feira (18/9).

18/09/2019 sites

TCE Ceará – Mais de mil pessoas são contempladas com capacitações do TCEduc em Icó

Seis qualificações simultâneas foram realizadas nesta terça-feira (17/9), durante as atividades do TCEduc em Icó. O programa de educação continuada, realizado pelo TCE Ceará, por meio da Escola de Contas e Gestão Instituto Plácido Castelo (IPC), mobilizou 1.039 pessoas durante a passagem pelo município.

17/09/2019 sites

TCEduc leva ações de educação continuada aos municípios de Icó e Iguatu

Nos próximos dias 17 e 19 de setembro, Icó e Iguatu receberão as ações educativas do programa TCEduc, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Coordenadas pelo Instituto Plácido Castelo, Escola de Contas e Gestão da corte cearense, as capacitações atingirão mais 14 municípios da região. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do Instituto Plácido de Castro (IPC).

16/09/2019 sites

Municípios com melhores índices de efetividade na gestão são certificados pelo TCE Ceará

“O que queremos é uma administração pública cada vez melhor. A finalidade deste Seminário é reconhecer as gestões municipais que se destacaram nos resultados do IEGM, calculado por este Tribunal, e, adicionalmente, contribuir para a disseminação das boas práticas realizadas para os demais municípios.” A declaração foi feita pelo presidente do Tribunal de Contas do Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, na abertura do I Seminário Efetividade da Gestão Municipal, no auditório João Frederico Ferreira Gomes, anexo à Assembleia Legislativa.

13/09/2019 sites

TCE Ceará vai sediar primeira especialização presencial da USP fora de seus campus

Dirigentes de órgãos municipais e estaduais cearenses, do Poder Legislativo, universidade do parlamento, de entidades ligadas a prefeituras, câmaras de vereadores, sistemas de ensino, de empresas e federação da indústria se reuniram, nesta quinta-feira (12/9), na Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará para conhecerem o curso de especialização em “Políticas Públicas para Cidades Inteligentes, iniciativa do TCE em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

11/09/2019 sites

TCE-CE divulga resultado do VI Concurso Nacional de Redações Prêmio Ministro Plácido Castelo

A Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Instituto Plácido Castelo, divulgou, nesta terça-feira (10/9), o resultado do VI Concurso Nacional de Redações Prêmio Ministro Plácido Castelo. Foram 567 redações submetidas à apreciação, de 79 escolas, com participação de 54 municípios cearenses.

10/09/2019 sites

Presidente Edilberto Pontes é condecorado com o Colar do Mérito da Corte de Contas de Minas Gerais

Um reconhecimento às personalidades e aos cidadãos que prestam relevantes serviços ao Brasil, ao Estado de Minas Gerais e ao Tribunal de Contas mineiro. Nesta segunda-feira (9/9), 16 celebridades receberam o Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim, em solenidade na sede do órgão, em Belo Horizonte. Entre os homenageados da edição 2019 está o presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima. A condecoração foi entregue pelo conselheiro Sebastião Helvecio, vice-presidente de relações institucionais do Instituto Rui Barbosa (IRB).

10/09/2019 sites

TCE Ceará promove debate sobre Efetividade da Gestão Municipal e Cidades Inteligentes

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE Ceará) realizará, nesta sexta-feira, dia 13/9, o I Seminário de Efetividade da Gestão Municipal. O evento acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, anexo II  – 6º andar, no Auditório João Frederico Ferreira Gomes (Rua Barbosa de Freitas, 2675), das 8h30 às 13h. A iniciativa visa discutir a aderência dos municípios, com base no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), construído pela Gerência de Avaliação de Políticas Públicas desta Corte de Contas, a partir de critérios estabelecidos pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.