TCE Ceará participa de workshop sobre Auditoria de Projetos Financiados com Recursos Externos

26-11-15

bid portalAnalistas do Tribunal de Contas do Estado do Ceará participaram de workshop sobre “Papéis de Trabalho - Auditoria de Projetos Financiados com Recursos Externos”, realizado nesta quarta e quinta-feira (25 e 26/11), no Hotel Luzeiros, em Fortaleza. O evento foi promovido por meio de ação conjunta entre o Banco Mundial (Bird) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


Voltado para auditores de Tribunais de Contas estaduais e municipais que trabalhem com um ou dois desses organismos internacionais, a parceria, que surgiu do Comitê de Articulação dos Órgãos de Controle com os Organismos Multilaterais de Financiamento – CAOCE, criado por meio da CRB-1816/2014, teve como objetivo principal harmonizar os papéis de trabalhos que os auditores públicos utilizam para realizar as auditorias financeiras do Banco Mundial, do BID ou de qualquer outra que venha a ser feita pelo Estado, seguindo as normas internacionais.

 

A capacitação contou com a presença de representantes dos Estados do Ceará, Paraíba, Tocantins, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe, Amazonas, Amapá, Pará, Paraná e do Distrito Federal.


workshop portal 2O TCE Ceará enviou três membros da Comissão Especial de Auditoria de Operações de Crédito Externas (COPCEX): José Alexsandre Fonseca da Silva, Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior e Daniel Façanha Rocha de Souza. Durante os dois dias, a equipe abordou trabalhos de auditoria significativos, desenvolvidos ao longo de sua existência dentro da Corte de Contas, alinhados às boas práticas de gerenciamento de projetos.

“No primeiro dia, apresentamos como a COPCEX estrutura seus papéis de trabalho, desde o planejamento até a revisão final do relatório de auditoria. Hoje apresentamos a metodologia adotada pela comissão para calcular o Tamanho da Amostra e Seleção dos Itens a serem Testados e Critérios de Seleção de Amostra por Julgamento”, relata o coordenador da Comissão no TCE Ceará, Alexsandre Fonseca.

workshop portalSobre a participação dos servidores cearenses, Suzana Amaral, especialista em Gestão Financeira do BIRD pontua: “O TCE Ceará fez uma apresentação muito boa e a instituição é muito importante, porque é um dos Tribunais que têm mais capacidade em termos de auditoria. Ele audita os dois organismos há um tempo e já utiliza muitos padrões internacionais, inclusive com a utilização dos papéis de trabalho. Fizeram uma apresentação muito importante, porque a ideia é que se tenha um grupo de papéis de trabalho em comum para disponibilizar e utilizar com os outros Tribunais”.

A edição de novembro funcionou como uma extensão do trabalho, com a mesma temática, realizado em Brasília no mês de setembro. O BID e o Bird têm objetivos em comum: diminuir a pobreza e compartilhar a riqueza. “Para atingir esses dois objetivos é muito importante você fortalecer as instituições nacionais”, conclui Suzana Amaral.


Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666 - ouvidoria@tce.ce.gov.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.