TCE Ceará Sustentável

Facebook TCE-CE Instagram TCE-CE Twitter TCE-CE Youtube TCE-CE Flickr TCE-CE Whatsapp TCE-CE

TCE Ceará participa de workshop sobre Auditoria de Projetos Financiados com Recursos Externos

26.11.15

bid portalAnalistas do Tribunal de Contas do Estado do Ceará participaram de workshop sobre “Papéis de Trabalho - Auditoria de Projetos Financiados com Recursos Externos”, realizado nesta quarta e quinta-feira (25 e 26/11), no Hotel Luzeiros, em Fortaleza. O evento foi promovido por meio de ação conjunta entre o Banco Mundial (Bird) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


Voltado para auditores de Tribunais de Contas estaduais e municipais que trabalhem com um ou dois desses organismos internacionais, a parceria, que surgiu do Comitê de Articulação dos Órgãos de Controle com os Organismos Multilaterais de Financiamento – CAOCE, criado por meio da CRB-1816/2014, teve como objetivo principal harmonizar os papéis de trabalhos que os auditores públicos utilizam para realizar as auditorias financeiras do Banco Mundial, do BID ou de qualquer outra que venha a ser feita pelo Estado, seguindo as normas internacionais.

 

A capacitação contou com a presença de representantes dos Estados do Ceará, Paraíba, Tocantins, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe, Amazonas, Amapá, Pará, Paraná e do Distrito Federal.


workshop portal 2O TCE Ceará enviou três membros da Comissão Especial de Auditoria de Operações de Crédito Externas (COPCEX): José Alexsandre Fonseca da Silva, Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior e Daniel Façanha Rocha de Souza. Durante os dois dias, a equipe abordou trabalhos de auditoria significativos, desenvolvidos ao longo de sua existência dentro da Corte de Contas, alinhados às boas práticas de gerenciamento de projetos.

“No primeiro dia, apresentamos como a COPCEX estrutura seus papéis de trabalho, desde o planejamento até a revisão final do relatório de auditoria. Hoje apresentamos a metodologia adotada pela comissão para calcular o Tamanho da Amostra e Seleção dos Itens a serem Testados e Critérios de Seleção de Amostra por Julgamento”, relata o coordenador da Comissão no TCE Ceará, Alexsandre Fonseca.

workshop portalSobre a participação dos servidores cearenses, Suzana Amaral, especialista em Gestão Financeira do BIRD pontua: “O TCE Ceará fez uma apresentação muito boa e a instituição é muito importante, porque é um dos Tribunais que têm mais capacidade em termos de auditoria. Ele audita os dois organismos há um tempo e já utiliza muitos padrões internacionais, inclusive com a utilização dos papéis de trabalho. Fizeram uma apresentação muito importante, porque a ideia é que se tenha um grupo de papéis de trabalho em comum para disponibilizar e utilizar com os outros Tribunais”.

A edição de novembro funcionou como uma extensão do trabalho, com a mesma temática, realizado em Brasília no mês de setembro. O BID e o Bird têm objetivos em comum: diminuir a pobreza e compartilhar a riqueza. “Para atingir esses dois objetivos é muito importante você fortalecer as instituições nacionais”, conclui Suzana Amaral.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.