Nova estrutura do controle externo vai dar mais celeridade às ações do TCE Ceará

12-04-16

pleno portal 080316A nova estrutura administrativa do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, aprovada dia 12/4, vai dar mais celeridade, modernidade e transparência às ações e à análise dos julgamentos na Corte de Contas a partir da reestruturação do controle externo. A proposta, prevista na Resolução Administrativa nº 02/2016, foi apresentada pelo presidente do Tribunal, conselheiro Edilberto Pontes.

 

A nova estrutura prevê a implantação de uma área de informações estratégicas, para elaborar ações a partir do conhecimento compartilhado com outros órgãos e entidades da Administração Pública. Entre os objetivos da Corte de Contas estão os de facilitar a identificação de indícios de irregularidades, prevenir e combater a corrupção.

Caberá a esse núcleo de informações estratégicas, vinculado à Secretaria de Controle Externo (Secex), obter, tratar, integrar e sistematizar as bases de dados coletadas de fontes internas e externas, bem como produzir e gerir conhecimentos que contribuam para a atuação do Tribunal.

 

A Secex também contará com uma Diretoria de Controle Especializado, composta pelas gerências de Análise Prévia de Editais e Fiscalização de Contratos; de Avaliação de Políticas Públicas; de Fiscalização de Convênios; de Fiscalização de Obras de Engenharia e Meio Ambiente e de Fiscalização de Operações de Crédito Externas e Tecnologia da Informação. Essa Diretoria irá propor auditorias sobre contratos, convênios, obras de engenharia, meio ambiente e tecnologia da informação e atuará fortemente no controle concomitante.

 

A Diretoria de Controle de Contas, da Secex, vai possibilitar a implementação de rotinas para que os processos de prestação de contas sejam analisados até o exercício seguinte ao da apresentação. Paralelamente, atuará para reduzir o estoque de Prestações de Contas Anuais e buscará ações para automatizar a análise dos processos. Medidas semelhantes serão adotadas pela Diretoria de Controle de Atos de Pessoal, que, adicionalmente à análise dos atos sujeitos a registro, realizará auditorias na área de pessoal.

 

A Resolução também prevê, entre outras, mudanças nas secretarias Geral e da Administração.

 

Acesse a íntegra da Resolução Administrativa 02/2016

 

Acesse o novo organograma do TCE Ceará


Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666 - ouvidoria@tce.ce.gov.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.