“Ouvidoria deve ser instrumento para pacificar e evitar conflitos”

25-08-16

portal1 med conf“A mediação na atividade da ouvidoria é muito importante. Tem o objetivo de ouvir e de se construir um diálogo produtivo no sentido de pacificar conflitos. Importante fazer com que o cidadão se sinta ouvido e tenha seu discurso legitimado. Que o serviço da ouvidoria não sirva só para resolver conflitos, mas também como um instrumento para prevenir novos, através de um bom atendimento.” As palavras são da professora da Universidade de Fortaleza (Unifor) e mediadora de conflitos, Mônica Carvalho Vasconcelos, que ministrou, nesta quinta-feira (25/8), a palestra “Gestão de conflitos no âmbito das Ouvidorias”, no auditório do Instituto Plácido Castelo, Escola de Contas do TCE Ceará.

 

A qualificação faz parte da terceira edição do projeto do Programa de Capacitação Continuada de Ouvidores. “Avaliamos que essas capacitações têm sido importantes, positivas e fortificam os trabalhos das ouvidorias”, destaca o ouvidor e conselheiro substituto Itacir Todero, idealizador do Projeto.

 

portal2 med confA mediadora Mônica Vasconcelos dividiu a palestra em três momentos: papeis de conflito na sociedade pós-moderna; mediação e técnicas que podem ser aplicadas dentro das ouvidorias (conflitos são negociáveis ou não); e simulação de mediação que auxiliará o serviço nas ouvidorias.

 

Para Aurilene Rocha, da Ouvidoria da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), as capacitações que o TCE Ceará vêm oferecendo para servidores das ouvidorias são excelentes. “A área de mediação é muito interessante, porque lidamos com conflitos interpessoais sempre. Então, adquirimos técnicas de como trabalhar na área de conflito, inclusive para a vida pessoal.” Segundo ela, é preciso habilidade de dialogar na sociedade. “Sinto um deficit na administração pública de pacificar conflitos e percebo que os órgãos estão buscando se aprimorar”, completa a professora.

 

A quarta edição do Programa de Capacitação Continuada de Ouvidores será no dia 11 de novembro e terá como tema “Redes de Ouvidorias: A integração para a excelência no atendimento”, palestra a ser proferida pela Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, Sheila Cavalcante Pitombeira.


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Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

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