planejamento

TCE Ceará desenvolve logísticas preparatórias para capacitações pelo interior do Estado

20-03-19

O Tribunal de Contas do Ceará percorreu 20 municípios no interior do Estado na última semana, entre os dias 11 e 15 de março. A iniciativa diz respeito ao planejamento que antecede as capacitações disponibilizadas pela instituição, elemento imprescindível para o sucesso e adesão do seu público-alvo.

A presença antecipada do Tribunal em todos os municípios, sedes e adjacentes, através do contato pessoal, com esclarecimentos, orientações e demonstração da disponibilidade e compromisso na melhoria da gestão pública, tem refletido no crescente número de participantes.

Além da sensibilização aos potenciais participantes das capacitações, o planejamento in loco das ações em cada uma das sedes também se propõe a identificar os locais mais adequados para receber o público-alvo, considerando oficinas temáticas distintas e concomitantes, acesso dos capacitandos, segurança, ambientes adequados para as aulas, equipamentos, deslocamento dos participantes, alimentação e hospedagem dos palestrantes, servidores e equipe de apoio.

A logística contempla visitas aos chefes dos Poderes Executivo, Legislativo, gestores responsáveis pelo controle interno, compras governamentais, licitações, ouvidores municipais, bem como servidores e representantes da sociedade, conscientes de que, além dos agentes públicos, a capacitação para a sociedade civil organizada se faz imprescindível para consolidar o exercício do controle social e cidadania tão bem preconizados pelos órgãos de controle.

Nessa primeira versão, cujas sedes das capacitações do Programa TCEduc serão os municípios de Guaramiranga e Beberibe, o Tribunal de Contas visitou agentes das prefeituras e câmaras municipais de 20 municípios.

O trabalho contemplou ainda representantes da sociedade civil organizada em número de 38 organizações dentre, sindicatos de trabalhadores rurais (15), sindicato de agricultores familiares (1), sindicatos de servidores públicos municipais (04), conselhos tutelares (15), Conselho de Previdência (1), Conselho de Educação (1), Conselhos da Criança e do Adolescente (1) e Conselho do Idoso (1), com a convicção de que estes atores, além de prestarem ricas contribuições e ensinamentos, legitimam o processo de excelência na melhoria da gestão pública.

Na ocasião das visitas prévias, o TCE Ceará tem ainda a oportunidade de interagir com as assessorias de comunicação de cada um dos entes para efeito de divulgação dos eventos nas emissoras de rádio com alcance em todos os municípios sedes e adjacentes, ampliando importantes canais de divulgação inclusive no que tange as redes sociais intensamente utilizadas.

O Tribunal acredita que investir na promoção de ações educacionais é a forma mais inteligente e concreta para transformar e aprimorar as competências dos gestores e servidores públicos municipais, bem como fomentar o estímulo ao controle social e a cidadania consolidando o TCE como indutor da excelência da gestão pública.

“Ações preparatórias com as realizadas pelo TCE Ceará para os eventos de capacitação de gestores e da sociedade são imprescindíveis para o sucesso das ações oferecidas pelo Tribunal de Contas através de sua Escola de Contas”, destacou o assessor da Ouvidoria, Virgílio Freire, que participou da ação junto com os assessores da diretoria do Instituto Plácido Castelo (IPC), Fabrício Bezerra e Júlia Pessoa.