Inscrições abertas

TCE lança cursos sobre Tomada de Contas, Administração Pública e TI

13-03-18

Mais três cursos estão com inscrições abertas pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará por meio de sua escola, o Instituto Plácido Castelo (IPC): Tomada de Contas Especial; Introdutório de Administração Pública; e Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação.

As capacitações, todas a distância, têm como público-alvo servidores do próprio TCE e de outros Tribunais de Contas, agentes públicos do Estado e dos municípios cearenses e a sociedade em geral. Cada curso oferece 400 vagas com matrículas feitas através do Sistema de Gestão Educacional do IPC (Siged) até 4 de abril.

O curso Tomada de Contas Especial tem como objetivo geral fornecer informações para que servidores públicos possam compreender e desenvolver procedimentos, etapas e requisitos para a correta análise de prestações de contas de convênios ou instrumentos do mesmo gênero e instaurarem uma TCE, quando cabível. Ocorrerá no período de 9 a 30 de abril, com carga-horária de 16 horas, tendo como tutor o analista de Controle Externo do TCE Felipe Jorge Ferreira Koury, bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e mestre em Economia do Setor Público pelo CAEN/UFC.

Trazendo conteúdos como Princípios da Administração Pública, prestação direta e indireta de serviços públicos, Reforma do Estado e tipos de estrutura organizacional, o segundo curso oferecido pelo TCE tem como principal objetivo contribuir para a formação básica de servidores públicos bem como estender esses conhecimentos para a sociedade a fim de estimular o controle social da gestão pública. O período de realização será de 9 de abril a 7 de maio, totalizando 20 horas-aula. A tutoria será de Henrique Bezerra Cardoso, também analista de Controle Externo do TCE, mestre em Física pelo Departamento de Física da UFC e professor em cursos preparatórios para concursos públicos.

Para disseminar entre profissionais e gestores que atuam na área de Tecnologia da Informação entendimentos básicos sobre a integração entre planejamento de TI e planejamento estratégico das organizações, o terceiro curso vai apresentar ferramentas para esse fim, abordando assuntos como Governança e Alinhamento Estratégico da TI e Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC). A realização ocorre de 9 de abril a 14 de maio com carga horária de 30 horas. O conteúdo foi elaborado por Ramon Jorge de Souza, analista de Controle Externo do TCE, mestrando em Administração e Controladoria pela UFC, especialista em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil e bacharel em Engenharia de Software pela mesma Universidade. Souza será o tutor do treinamento.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3125.8336 - Ouvidoria - (85) 3125.8335 / (85) 3125.8334

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.