Projeto Visita Cidadã Guiada chega a 4ª edição para alunos de ensino médio

23-05-18

“Foi uma visita excelente para entendermos como funciona o Tribunal de Contas do Estado e aprofundar nossos conhecimentos sobre como o governo trabalha para regrar e fiscalizar suas contas. Cada vez mais aperfeiçoar nossa capacidade de chegar ao mercado de trabalho, adaptado com o conhecimento de várias áreas para sempre estar adequado, pronto para qualquer ocasião”. Essa foi a conclusão do estudante Mateus Machado, estudante do Curso Técnico de Finanças sobre a participação dos alunos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Comendador Miguel Gurgel, de Messejana, durante a 4ª edição do projeto Visita Cidadã Guiada, voltada para Escolas de Ensino Médio. O projeto, idealizado pelo Instituto Plácido Castelo (IPC), foi realizado na sede do TCE Ceará nesta terça-feira (22/3).

O recebimento dos alunos e professores ocorreu no auditório do IPC. O Conselheiro decano e Diretor Presidente do IPC, Alexandre Figueiredo, esteve presente, junto com a Diretora Executiva do Instituto, Hilária Barreto, e o Controlador e servidor público do TCE Ceará, Wesmey da Silva. Wesmey da Silva abordou o tema “As Finanças Públicas e o Tribunal de Contas como órgão fiscalizador”. Essa foi a primeira vez da colaboração do servidor no evento, que também relatou sobre sua experiência e sua trajetória profissional, assim como a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo IPC. “A atuação voltada para a educação dos alunos, tanto de escolas públicas quanto de escolas particulares e universidades, tem muita importância para que os mesmos possam conhecer tanto um pouco mais de finanças públicas quanto do verdadeiro papel do Tribunal de Contas e a importância deste na fiscalização dos recursos que são arrecadados e administrados pelos gestores públicos”.

Os assessores do IPC, Pedro Henrique Alves Camelo, Alisson Maciel, Fabíola Pinheiro, Larissa Victor e Paulo Frota estiveram presentes no suporte pedagógico e na integração de, aproximadamente, 50 alunos que participaram ativamente da programação, respondendo as perguntas realizadas e oferecendo brindes.

Em um segundo momento, foram encaminhados para assistirem parte da Sessão Plenária, que ocorre todas as terças-feiras no auditório do Edifício 5 de Outubro. O presidente Edilberto Pontes e o Conselheiro Rholden Queiroz deram boas vindas aos estudantes.

Os estudantes vieram acompanhados dos coordenadores Robson de Souza e Marcleide Nascimento da Silva e do professor e orientador de estágio, Marcelo Teixeira. Os coordenadores concordaram que a parceria do IPC com as escolas ajuda a aliar o aprendizado do conhecimento na teoria e na prática. “Achei excelente a oportunidade para a gente vivenciar”. Parafraseando o Controlador do TCE, a coordenadora continuou: “Alunos de escola pública de 10 anos atrás não tinham esse acesso à informação. Logo, tudo era muito utópico. Agora a gente tem a oportunidade de ver na prática, de poder perceber que também pode fazer diferença ser um colaborador e contribuir para a fiscalização das finanças públicas”.
 
“A importância de uma visita dessas é aproximação dos alunos com a realidade. Em sala de aula a gente, muitas vezes, tem dificuldades de fazer com que eles compreendam que o conteúdo aprendido tem uma prática. Ontem mesmo tivemos uma aula sobre cidadania onde falamos sobre impostos, carga tributária. E isso casou com o que eles viram hoje. Eles tinham conhecimento de causa”, ressaltou o professor orientador de estágio, Marcelo Teixeira. Ao mesmo tempo, o docente relembrou que as perguntas feitas pelos alunos durante a visita foram elogiadas pelos palestrantes e trataram-se de questionamentos bem elaborados. “Eles demonstraram que absorveram esse conteúdo. E isso é interessante, pois é apenas um pequeno grupo de uma Escola Técnica Estadual. É um projeto que dá certo”, orgulha-se.

O Projeto Visita Cidadã Guiada foi idealizado em 2012 pelo presidente do IPC, o conselheiro Alexandre Figueiredo. Já contabiliza a visita de 1.175 alunos – 879 de Ensino Superior e 296 de Nível Médio. Inicialmente, as visitas eram realizadas com alunos de diferentes graduações de universidades públicas e particulares, totalizando 21 instituições de ensino alcançadas. A partir de 2016, o projeto foi estendido a alunos do ensino médio, também de escolas públicas e particulares, em todo o estado e somando atualmente quatro visitas.

As escolas e universidades interessadas em participar do Projeto Visita Cidadã Guiada podem entrar em contato através do telefone (85) 3488 1789.
 
 

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666 - ouvidoria@tce.ce.gov.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.