dia da árvore

Ações do TCE Ceará reforçam importância da proteção dos recursos naturais para futuras gerações

19-09-18

“Como órgão de controle temos um papel relevante na aplicação das normas ligadas à proteção ao meio ambiente. Este Tribunal tem se preocupado com o tema da sustentabilidade ambiental, conceito relacionado à proteção dos recursos naturais para as gerações futuras”, declarou o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, durante a comemoração do Dia do Árvore, realizado nesta quarta-feira (19/9), no Plenário 5 de Outubro. 

A abertura do encontro foi feita pelo Coral “Vozes da Corte”, formado por servidores e colaboradores do Tribunal. O coro apresentou as composições “Jardim da Fantasia”, de Paulinho Pedra Azul, e “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, com a regência do maestro Carlos Prata e acompanhamento do tecladista Alexandre Freitas.


Em seguida, o secretário de administração, José Auriço Oliveira, fez um balanço das principais ações realizadas pelo Tribunal para uso sustentável de recursos, como a instalação de placas de energia solar, recolhimento de pilhas (descarte ecológico), desenvolvimento do Plano de Resíduos Sólidos e o lançamento do selo TCE Ceará Sustentável.


Na oportunidade, o Secretário apresentou os integrantes do Comitê Gestor de Logística Sustentável da Corte de Contas, nomeados pela Portaria nº 632/2018 para atuar na definição, acompanhamento e cumprimento das políticas de sustentabilidade. Fazem parte do grupo Silvânia de Oliveira Chaves Brilhante, Francisco Roberto Neves Solon, Pedro Henrique Alves Camelo, Antônio Wellington Ferreira e Marcus Fábio de Castro Albuquerque.


Com o tema “Sustentabilidade das Políticas Públicas Voltadas ao Meio Ambiente e Praticadas no Ceará” o palestrante convidado, o secretário estadual do meio ambiente, Artur José Vieira Bruno, apresentou conceitos e normas relacionadas à sustentabilidade ambiental e discutiu os princípios desafios para conservação e preservação dos recursos naturais existentes no território cearense. 

“Os biomas predominantes do estado, que inclui a caatinga, foram bastante degradados nos últimos tempos. O Ceará precisa proteger seus recursos naturais para as próximas gerações, por meio da criação e fortalecimento das unidades de conservação ambiental com o desenvolvimento dos seus respectivos planos de manejo e da recuperação de nascente de rios. Além disso, a gestão de resíduos sólidos é outro desafio, com a eliminação dos lixões e criação de aterros sanitários”, explicou o secretário.

E complementou, “Gostaria de parabenizar o Tribunal de Contas pelo convite e reconhecer o esforço deste órgão em desenvolver ações de sustentabilidade, que envolvem eventos como este, voltado à conscientização e formação de seu corpo de servidores”.  

Ao final, foi realizado o plantio simbólico de árvores e doação de 100 mudas a servidores e colaboradores. Prestigiaram o evento o vice-presidente da Corte de Contas, conselheiro Rholden Queiroz, a conselheira Soraia Victor e o conselheiro substituto, Davi Barreto. 

A celebração do Dia da Árvore contou com a participação da Secretaria de Administração, Instituto Plácido Castelo, Coordenadoria do Sistema Integrado de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho (Cosismat), Assessoria de Comunicação e o Cerimonial. 

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666 - ouvidoria@tce.ce.gov.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.