IPC em pauta

Escolas de Contas brasileiras trocam conhecimentos no Encontro Nacional dos Tribunais

30-11-18

Representantes das Escolas de Gestão dos Tribunais de Contas do Brasil se reuniram, na tarde desta quinta-feira (29/11), em reunião paralela ao VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, evento que acontece 28 a 30 de novembro, no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis – SC.

O momento ocorreu na Sala Joaquina, tendo como tema central “O Conhecimento em Debate: Encontro das Escolas de Contas”. Entre os assuntos em pauta, estiveram “A importância da convergência às normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público (CFC)”, “A experiência do TCE do Paraná no Ensino a Distância”, “Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal de Santa Catarina”, “Curso de Especialização em Controle Público: a experiência do TCE de SC” e “Comitê de Aperfeiçoamento Profissional do IRB: espaço de interação técnica entre as Escolas de Contas”.

A reunião foi comandada pelo diretor do Instituto de Contas (Icon), o auditor fiscal de controle externo, Osvaldo Faria de Oliveira. O Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC), do TCE Ceará, foi representado pela sua diretora executiva, Hilária de Sá Barreto, que integra o Comitê do IRB.

“Considero que o ponto forte da reunião do comitê de aperfeiçoamento profissional foi efetivar ações para intensificar o desenvolvimento dos servidores dos Tribunais de Contas, por meio de ações educacionais que serão realizadas entre as Escolas de Contas e o Instituto Rui Barbosa (IRB). Esta é mais uma oportunidade para as Escolas dos Tribunais de Contas se reunirem, buscando a valorização da orientação como forma de aprimorar a gestão dos recursos púbicos em benefício da sociedade brasileira”, ressaltou Hilária Barreto.

O Comitê de Aperfeiçoamento Profissional (2018-2019) do Instituto Rui Barbosa (IRB) teve os membros nomeados através da Portaria nº 17/2018, formado por oito integrantes de diferentes Cortes de Contas, como o TCE do Ceará, do Paraná, do Pará, de São Paulo, do Rio Grande do Sul, o TCM de São Paulo e o TCU.

* Com informações e fotos do TCE-SC.

Saiba mais sobre o Instituto Plácido Castelo.