pós-graduação

Disciplina da Especialização em auditoria governamental tem foco na análise de dados

07-12-18

Em continuidade às atividades do Módulo III da especialização “Fronteiras do conhecimento em auditoria governamental”, será ofertada a disciplina Métodos quantitativos aplicados à auditoria I, nesta sexta-feira e sábado (7 e 8/12). Foi convidado para ministrar o curso o professor de Economia da PUC Paraná e professor visitante do Middlebury College (EUA), Rodolfo Coelho Prates.

A disciplina tem como objeto o desenvolvimento de estratégias de trabalho para a operacionalização e análise de dados, com foco em conceitos estatísticos e na utilização do software SAS. Serão 24h de carga horária na sede Cambeba do TCE Ceará; a segunda parte está prevista para ocorrer nos dias 14 e 15/12.

Trata-se da segunda participação do professor nesta Pós-graduação. Em maio deste ano, Rodolfo, que é Doutor em Economia e Pós-doutor em Finanças, participou da aula inaugural em qual abordou metodologias de estudo voltadas aos desafios do controle externo, como a detecção de fraudes e de casos de corrupção.

O professor convidado também realiza atividades de docência no Mestrado e Doutorado em Saúde e Meio Ambiente da Univille e do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e autor das obras: Comércio Exterior: Teoria e Prática (2016) e Fundamentos do Agronegócio (2018).

O módulo III, com previsão de encerramento em 31/8/2019, possui maior quantidade de horas/aula (216) e ofertará disciplinas relacionadas a métodos quantitativos aplicados à fiscalização e auditoria pública.

Com carga horária total de 384 horas/aula, a Pós-graduação é composta por quatro módulos de disciplinas (Perfil comportamental, Área de atuação do auditor, Ciência de dados e Metodologias), sendo patrocinada integralmente pela Corte de Contas.