Em reunião com dirigentes de órgãos e entidades, Governador do Ceará reafirma postura forte no combate à criminalidade

11.01.19

O governador do Ceará, Camilo Santana, esteve reunido, na tarde desta quinta-feira (10/1), no Palácio da Abolição, com representantes dos poderes Legislativo e Judiciário e de diversas entidades para apresentar as medidas de segurança que o Estado e órgãos parceiros têm tomado para coibir o crime organizado no Ceará.

Representando o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, o presidente Edilberto Pontes destacou a simbologia de os órgãos estatais e importantes representantes da sociedade civil estarem engajados no mesmo propósito de restabelecer a normalidade no Estado do Ceará. “O TCE está fazendo sua parte, continuando suas atividades de fiscalização e julgamento com serenidade, e sempre à disposição para prestar toda a orientação para que a despesa pública, eventualmente necessária para enfrentar a crise da segurança, seja feita em conformidade com a legislação.”

Na ocasião, o chefe do Executivo informou que já foram realizadas 287 prisões nos últimos dias, reforçou a importância do apoio de diferentes setores e garantiu que o Estado não vai recuar no combate ao crime. O momento também foi o de ouvir sugestões dos presentes.

“Realizamos forte investimento na área de segurança e no sistema penitenciário. Aumentamos em 50% o número de policiais e estamos dobrando o número de agentes, além de criarmos uma secretaria própria para cuidar do sistema. Estamos tirando regalias dos presídios e isso causou toda uma reação do crime organizado do lado de fora”, citou Camilo. “Além de tudo, já transferimos 21 chefes de grupos criminosos e, nas próximas horas, vamos transferir mais 20. A minha decisão é não recuar nenhum milímetro e não tenho dúvida que essas ações terão reflexo positivo para os cearenses no futuro próximo”, emendou o governador.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, disse que o povo cearense não pode se intimidar diante dos fatos. “Quero mostrar satisfação pela forma como estamos agindo diante deste cenário. Com contundência. Querem criar um cenário de pânico, de medo, para gerar pressão para frearmos esse enfrentamento. Nosso papel é manter, dentro das nossas possibilidades, o serviço público funcionando”.

Além da vice-governadora Izolda Cela e de integrantes do secretariado estadual, também participaram do encontro representantes do Tribunal de Justiça, Justiça Federal, Assembleia Legislativa, Ministério Público do Estado, Ministério Público Federal, Prefeitura de Fortaleza, Câmara Municipal de Fortaleza, Tribunal Regional do Trabalho, Defensoria, Advocacia Geral da União, órgãos de segurança estadual e federal (PF e PRF), entidades como Fiec, CDL, Fecomércio, OAB, ABIH, Abrasel, Sindionibus, Aprece, Instituto Brasileiro de Executivos e Finanças, Fetraece, CUT e universidades estadual e federal.