alinhamento dos tcs às nbasp

Servidores do TCE Ceará aprimoram conhecimentos no II Fórum Nacional de Auditoria

19-02-19

Aprimorar o conhecimento dos servidores dos Tribunais de Contas brasileiros quanto a utilização das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP), nos trabalhos de fiscalização. Este é o principal objetivo do II Fórum Nacional de Auditoria, que acontece nesta segunda e terça-feira (18 e 19/2), em Belém (PA).

Para o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Ivan Bonilha, a proposta é discutir os principais conceitos de auditoria e criar um preparo técnico de auditores especializados de acordo com as NBASP, com foco em políticas públicas. Entre as dificuldades na execução de auditorias, apontadas por Bonilha, estão a coleta de dados confiável e a organização adequada de informações para investigação pelos auditores. A estruturação das atividades governamentais e o cruzamento de dados para a criação de um juízo de reprovabilidade ou não da gestão também se mostram como um desafio a ser superado. “Exigem-se um maior cuidado e a compatibilização dos vários métodos de trabalho dos Tribunais de Contas. Há uma necessidade de alinharmos a linguagem nas auditorias a um consenso e isso facilita muito”.

Durante dois dias, os profissionais vão se aprofundar sobre as NBASP buscando padronização de linguagens, harmonização de conceitos e adequação aos parâmetros internacionais de auditoria. O momento conta também com estudos de casos sobre o tema.

Do TCE Ceará estão o secretário de Controle Externo (Secex), Raimir Holanda, que participou de diálogo sobre formas de auditorias, o servidor da Gerência de Contas de Governo e Acompanhamento da Execução Orçamentária e Financeira e das Receitas, Pedro Humberto Rocha Filho, e a diretora executiva do Instituto Plácido Castelo (IPC), Escola de Contas do Tribunal cearense, Hilária Barreto, discutindo a construção da trilha de aprendizagem em auditoria para os servidores das Cortes de Contas.

Este é o segundo encontro realizado pelo IRB, que conta com a parceria do TCE-PA e tem como apoiadores institucionais a Atricon, a Abracom, o TCE-PR e a Itaipu Binacional. Outros quatro Fóruns Regionais estão na agenda da organização.

Saiba mais

As Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) alinham-se às normas internacionais de auditoria, elaboradas pela Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai), com as adaptações necessárias ao marco normativo brasileiro. Adotados os padrões internacionais de auditoria, são promovidos a integração entre os Tribunais e o fortalecimento institucional das Cortes de Contas do Brasil.

* Com informações do TCE-PA e do IRB.