Visita Guiada

Visita Guiada estimula acadêmicos de Finanças da UFC a ingressarem no serviço público

03-04-19

“A visita ao Tribunal de Contas agregou muito, porque eu já queria trabalhar com área pública e ver isso na prática fez crescer a minha vontade, principalmente na área de planejamento”. A declaração feita por Ângela Cordeiro Silva, aluna do 3º semestre do Curso de Finanças da Universidade Federal do Ceará (UFC), que participou de mais uma edição do Programa Visita Cidadã Guiada, do Instituto Plácido Castelo (IPC), na tarde desta terça-feira (2/4), comprova o compromisso assumido pela da Escola de Gestão do TCE Ceará em ser referência no desenvolvimento e na capacitação de pessoas que são estimuladas a contribuir para o aprimoramento da gestão pública e na formação da cidadania. 
  Ângela e 16 outros colegas de curso participaram da programação acompanhados do professor nas disciplinas de Direito Econômico e de Contabilidade Pública, Gildemir Ferreira da Silva. “Essa visita nos mostrou que há uma possibilidade muito forte de aplicar os nossos conhecimentos teóricos na prática. A prática da nossa atividade acadêmica tem tudo a ver com o que o TCE faz, por isso temos um caminho a trilhar no sentido de estreitar laços”, diz o docente.

Alunos e professores foram recebidos no auditório do IPC pelo conselheiro decano e Diretor Presidente do IPC, Alexandre Figueiredo, junto com os diretores da Escola, Hilária Barreto e Francisco Otávio. O Controlador e servidor público do TCE Ceará, Wesmey da Silva ministrou a palestra com o tema “As Finanças Públicas e a atuação do Tribunal de Contas”. Os servidores Marcel Oliveira Albuquerque, gerente de Fiscalização de Desestatizações, e Carlos Nascimento, Diretor de Contas Especializadas, contribuiram com seus conhecimentos específicos durante a apresentação.

“Pra nós, que fazemos o IPC, esse é um dos momentos mais felizes e mais gratos quando recebemos os estudantes e mostramos o papel do TCE. Eles saem daqui conhecendo a nossa instituição e disseminando a importância do controle para a sociedade”, relata o conselheiro decano.

Durante a sessão plenária, que ocorre todas as terças-feiras no auditório do Edifício 5 de Outubro, Alexandre Figueiredo informou ao colegiado sobre a presença dos acadêmicos, que acompanharam,  de forma didática, a análise de um processo de prestação de contas da Secretaria de Educação de Araripe.  O presidente Edilberto Pontes deu as boas-vindas ao grupo, convidando-os a retornarem em outras ocasiões: “O Tribunal de Contas do Ceará gosta muito de receber os estudantes, sempre sendo um prazer pra todos mostrar as ações desenvolvidas na área de controle externo”.

As escolas e universidades interessadas em participar do Projeto Visita Cidadã Guiada podem agendar pelo telefone (85) 3488 1789.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666 - ouvidoria@tce.ce.gov.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.5900 - Ouvidoria - 0800 079 6666

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.